Conteúdo publicado há 26 dias

Maduro diz que os EUA instalaram bases militares secretas em Essequibo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou hoje que os EUA instalaram "bases militares secretas" em Essequibo, uma área rica em petróleo que Caracas disputa com a Guiana.

O que aconteceu

Maduro diz que os EUA se preparam para uma escalada contra a Venezuela. Segundo ele, as bases foram instaladas "para preparar agressões à população de Tumeremo, às populações do sul e do oriente da Venezuela e para se preparar em uma escalada contra a Venezuela".

Ele diz ter provas de que as bases foram instaladas em Essequibo, incluindo núcleos da CIA. Maduro, entretanto, não apresentou nenhuma comprovação.

Maduro também fez críticas a Guiana, onde fica Essequibo. "O presidente Irfaan [Ali] não governa a Guiana, a Guiana é governada pelo Comando Sul, a CIA e a ExxonMobil, e não estou exagerando. Eles controlam o Congresso, dois partidos que fazem maioria, governo e oposição, controlam totalmente as forças de defesa guianesas, as forças policiais".

A Venezuela promulgou hoje uma lei que ratifica sua soberania sobre o território de Essequibo. O texto prevê a criação do estado de Guiana Essequiba, que seria governado da cidade de Tumeremo.

O governo da Guiana diz que a lei venezuelana é uma "violação flagrante de sua soberania".

A disputa por Essequibo começou em 2015 após a descoberta de reservas petrolíferas pela companhia americana ExxonMobil.

*Com informações de AFP e RFI

Deixe seu comentário

Só para assinantes