Embaixador deixa Israel: o que isso significa e qual a gravidade do gesto?
O presidente Lula (PT) retirou de forma definitiva de Israel o embaixador do Brasil Frederico Meyer. Este é o gesto mais forte já tomado pelo país contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Afinal, qual é a gravidade do gesto?
A retirada do embaixador Meyer de forma definitiva não significa exatamente uma ruptura completa de relações diplomáticas do Brasil com Israel. No entanto, este é o gesto mais forte já tomado pelo país contra o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Menos relevância. Diplomaticamente, ato é visto como um sinal aos israelenses do nível de relevância e de prioridade que o governo Lula quer manter com Israel — agora, descendo a um menor nível.
Nem todo país precisa ter um embaixador do Brasil. De acordo com o Itamaraty, a rede diplomática brasileira é uma das maiores do mundo, mas não está em todos os locais. As embaixadas são escolhidas de acordo com a relação do Brasil com o respectivo país.
Ato de 'humilhação'
Segundo o colunista do UOL Jamil Chade, Meyer havia voltado para Israel na última semana, depois de três meses da pior crise diplomática entre os dois países.
Em fevereiro, devido aos comentários de Lula sobre a Segunda Guerra Mundial e a situação em Gaza, Israel declarou o presidente como "persona non grata". Chamou também Meyer e exigiu que o brasileiro pedisse desculpas, o que jamais ocorreu.
O ato foi considerado no Itamaraty como uma "humilhação", ainda segundo o colunista. Dias depois, para demonstrar insatisfação, Lula convocou de volta para Brasília o diplomata, oficialmente para consultas.
O papel do embaixador
O Chefe de Missão Diplomática Permanente, o embaixador, é a principal autoridade do Brasil no país em que ele reside. Chefe do corpo diplomático, sua principal função é representar o país e melhorar a relação com a nação em questão.
Entre suas funções, estão:
- a política (acompanhar a conjuntura política, social e econômica do país e estabelecer laços);
- a comercial (promover interesses do Brasil com o país);
- a administrativa (manutenção do patrimônio nacional);
- entre outros pontos como divulgação da cultura nacional.
O auxílio a brasileiros residentes no exterior cabe aos consulados.
O que aconteceu
Em decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, Lula nomeou o embaixador do Brasil Frederico Meyer como representante do país na Conferência de Desarmamento da ONU. Com essa decisão, o diplomata é retirado de forma definitiva de Israel, posto que ocupava até fevereiro.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberO novo decreto não indica um substituto para Meyer em Tel Aviv. A partir de agora, a embaixada brasileira no país será liderada apenas pelo encarregado de Negócios, reduzindo a importância da representação.
A retirada acontece em meio às críticas de organizações internacionais contra o governo de Benjamin Netanyahu, e também às vésperas de uma decisão do Tribunal Penal Internacional sobre o pedido de sua procuradoria para emitir uma ordem de prisão contra o primeiro-ministro por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
*Com reportagem publicada em 19/07/2019
Deixe seu comentário