Aviões ficam a 500 m de distância enquanto um pousa e outro decola na Índia
Dois aviões ficaram a cerca de 500 metros de distância enquanto um pousava e outro decolava em uma pista do aeroporto de Mumbai, na Índia.
O que aconteceu
As duas aeronaves receberam autorização do controle aéreo, dizem companhias. Imagens mostram que o avião da Air India ainda estava na pista quando o Airbus da IndiGO se aproxima. O incidente aconteceu na manhã de sábado (8).
O controlador foi afastado e uma investigação foi aberta. A Associação de Tráfego Aéreo (ATC Guild) criticou o afastamento. "Pode ser um momento 'uau' para quem vê de fora, mas faz parte da rotina dos controladores, que são rigorosamente treinados".
A ATC Guild acrescentou que o piloto da IndiGo teria arremetido "se houvesse risco à segurança". A companhia aérea diz que apenas seguiu as instruções do controle aéreo. A Air India também se manifestou e diz que o piloto prosseguiu com o movimento de decolagem "de acordo com os procedimentos estabelecidos".
Não está claro qual a distância mínima entre aeronaves que usam a mesma pista na Índia. Uma autoridade afirmou ao site Economic Times que o pouso só pode acontecer quando o avião que decola estiver no final da pista.
This is very dangerous for the passengers. the results could have been catastrophic. How can a #Indigo flight be allowed to land while an earlier #AirIndia plane is yet to take off. The runway were not clear.
-- TIger NS (@TIgerNS3) June 9, 2024
One needs to wait & see the outcome of an investigation.#MumbaiAirport pic.twitter.com/1DMif82KXG
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.