Conteúdo publicado há 4 meses

Serviço Secreto nega ter recusado segurança adicional para Trump em comício

O Serviço Secreto dos Estados Unidos negou neste domingo (14) que tenha recusado segurança adicional a Donald Trump antes de um comício em Butler, na Pensilvânia. O ex-presidente republicano foi alvo de um ataque a tiros e ficou ferido na orelha, mas passa bem.

O que aconteceu

Acusações são 'absolutamente falsas', segundo-porta-voz. Anthony Guglielmi disse que o Serviço Secreto adicionou "novos recursos de proteção e tecnologias" para lidar com o aumento no ritmo de viagens de campanha. "Há uma afirmação falsa de que um membro da equipe do ex-presidente solicitou recursos adicionais de segurança e que estes lhe foram negados. Isso é absolutamente falso", escreveu no X.

Como foi o atentado

Siga UOL Notícias no

Trump discursava a apoiadores quando foi alvo de disparos. Nos vídeos que registraram o momento, é possível ouvir os tiros e, logo depois, Trump leva a mão à orelha e se abaixa. Em seguida, agentes do Serviço Secreto correm para protegê-lo no palanque. O comício era realizado em Butler, no estado da Pensilvânia.

Imagens mostram que parte da orelha de Trump sangrou. Quando foi retirado do local por seguranças, o republicano ergueu o punho em direção à multidão. "Senti a bala rasgando a pele", escreveu Trump em uma rede social.

Duas pessoas morreram, sendo uma delas o atirador. O atentado está sendo investigada como uma possível tentativa de homicídio. De acordo com Anthony Guglielmi, chefe de comunicação do Serviço Secreto, os disparos foram feitos de uma "posição elevada" fora do comício, e o atirador foi "neutralizado" por agentes. Um participante foi morto e outras duas pessoas estão gravemente feridas.

Presidente Lula (PT) classificou o episódio como 'inaceitável'. "O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável", publicou Lula no X (ex-Twitter).

Continua após a publicidade