Trump: antigo reduto socialista, cidade da Convenção é pêndulo eleitoral

O candidato e ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump participa nesta semana da Convenção Nacional Republicana após ser ferido em uma tentativa de assassinato. O evento ocorre na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, conhecida por ter sido um reduto socialista.

Na convenção, o ex-presidente foi proclamado oficialmente candidato do partido para as eleições presidenciais de novembro.

Milwaukee é a maior cidade de um dos chamados de "swing state" ou "estados-pêndulo". Nessas regiões, a escolha entre candidatos do Partido Republicanos ou Democrata costuma variar. Em Wisconsin, na disputa de quatro anos atrás entre o atual presidente Joe Biden e Trump, o democrata venceu com 49,6% dos votos, enquanto o adversário obteve 48,9%.

Uma vitória em Wisconsin seria um grande passo para ganhar as eleições tanto para Biden quanto para Trump. Por enquanto, uma pesquisa eleitoral da Marquette Law School mostra que os dois estão quase empatados. Entre as prováveis pessoas que vão votar, 51% estão com Biden e 49% com Trump

Mas a cidade de Milwaukee em si costuma ser majoritariamente democrata. O município conta com cerca de 577 mil habitantes, conforme o censo de 2020.

Por que Milwaukee é importante para os republicanos?

De acordo com o jornal local Milwaukee Journal Sentinel, Milwaukee é mais democrata do que há 20 ou 30 anos. Apenas um em cada sete eleitores se identificam como republicanos.

Apesar disso, os votos que a cidade representa para o partido são importantes. Dentro de Milwaukee eles podem estar em desvantagem, mas existem mais eleitores do Partido Republicano na cidade do que em outras comunidades de Wisconsin. Trump recebeu quase 50 mil votos na cidade quatro anos atrás, embora também tenha recebido votos de democratas e independentes.

Ainda segundo o Milwaukee Journal Sentinel, os apoiadores do Partido Republicano na cidade são um pouco mais moderados do que no restante do estado. Eles têm uma postura menos anti-Biden. 7% dos republicanos de Wisconsin preferem o atual presidente dos Estados Unidos do que Trump, enquanto em Milwaukee essa porcentagem é de 17%.

Continua após a publicidade

Há maior diversidade racial entre os eleitores republicanos na cidade. 90% dos republicanos no estado são brancos, 3% hispânicos e menos da metade de 1% negros. Já em Milwaukee, 74% dos republicanos são brancos, 11% hispânicos e 7% negros.

Eles também são mais jovens. Um em cada dez eleitores dos Republicanos no estado tem menos de 30 anos, em comparação com um em cada cinco na cidade.

População em Milwaukee

A Enciclopédia Britannica diz que a imigração europeia foi uma das grandes responsáveis pelo aumento populacional da cidade. Uma onda de imigração de alemães aconteceu após a mal sucedida revolução alemã de 1848. Os alemães desenvolveram sua própria sociedade em Milwaukee, com escolas, igrejas e cervejarias.

A partir de meados do século 19, os irlandeses passaram a também se dirigir para a cidade. Grandes fluxos de italianos e poloneses chegaram no final do século.

Embora os imigrantes europeus continuassem a chegar, após 1900 a vinda de afro-americanos do sul do país se tornou cada vez mais significativa. Em 2000, a população negra constituía dois quintos de Milwaukee.

Continua após a publicidade

Segundo o censo de 2020, a população de Milwaukee é composta por:

  • 38,8% brancos
  • 38,6% negros
  • 20,2% hispânicos ou latinos
  • 9,9% duas ou mais raças
  • 4,7% asiáticos
  • 0,6% indígenas

Socialismo em Milwaukee

Milwaukee foi a primeira cidade a ter um prefeito socialista nos Estados Unidos. Membros do movimento socialista da cidade se juntaram ao movimento de trabalhadores e formaram um partido chamado Social-Democratas em 1957. Eles venceram as eleições para prefeito em 1910.

No total, a cidade elegeu três prefeitos socialistas: Emil Seidel, em 1910, Daniel Hoan, em 1916, e Frank Zeidler, em 1948.

O objetivo do partido era reparar danos causados pela Revolução Industrial em nível local. Eles queriam limpar a vizinhança e fábricas com novos sistemas sanitários, instalar água municipal, sistemas elétricos e parques comunitários e melhorar a educação.

Continua após a publicidade

Victor Berger, um imigrante da Áustria, é o símbolo do socialismo de Milwaukee. Sua liderança fez com que o movimento socialista conseguisse resultados significativos. Ele estudou as questões sociais de sua era, como as difíceis condições de trabalho a partir do novo sistema industrial. Berger trabalhou como editor em um jornal e organizador político.

Milwaukee e Trump

Jornais dos Estados Unidos reportaram que Trump teria usado a palavra horrível ao falar de Milwaukee em uma reunião com republicanos. O contexto em que a palavra foi usada, entretanto, trouxe discordâncias. A CNN reportou que o republicano de Wisconsin Derrick Van Orden, que estava na reunião, disse que o candidato usou a palavra para se referir a crimes na cidade.

Pouco menos de uma semana depois, o ex-presidente declarou seu amor por Milwaukee em Racine, outra cidade de Wisconsin. Ele também disse que foi sua escolha que Milwaukee sedia a Convenção Republicana Nacional. "Eu amo Milwaukee. Eu disse que nós temos que arrumar o crime", afirmou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes