Pancadaria irrompe no parlamento turco e deputados têm de ser separados
Uma sessão parlamentar teve de ser interrompida após deputados começarem a se agredir fisicamente, na Turquia.
O que aconteceu
Deputado chamou partido de Erdogan de "organização terrorista". Após Ahmet insultar os membros do AKP, partido governista, o deputado Alpay Özalan, que representa a sigla, levantou de seu assento e deu um soco no orador. "Não é nenhuma surpresa que vocês chamem Atalay de terrorista", ele disse enquanto se dirigia aos legisladores do AKP no parlamento. "Todos os cidadãos devem saber que os maiores terroristas deste país são aqueles sentados naqueles bancos", afirmou, indicando os parlamentares governistas.
Sessão discutia prisão de político anti-governista. Segundo o jornal local Medyascope, a sessão extraordinária foi chamada a pedido da oposição para discutir sobre a prisão de Can Atalay, deputado e ativista de oposição ao atual presidente, Recep Tayyip Erdogan. Seu partido, TPI, diz que ele foi preso por razões políticas e demanda sua libertação.
Partido de oposição condenou ataque a deputado. Uma porta-voz do TIP afirmou que foi um ataque "consciente" e "extremamente organizado". "Continuaremos a dizer o que sabemos ser certo e a fazer crescer a luta pela liberdade, justiça e igualdade no nosso país!", disseram em nota oficial. Enquanto isso, o partido de Erdogan não comentou o caso.
Agressor era jogador de futebol. Alpay Özalan, que apoia Erdogan no Parlamento, encerrou sua carreira em 2008. Ele defendeu o Aston Villa, da Inglaterra, o Colônia, da Alemanha, o Besiktas, da Turquia, e outros.
Deixe seu comentário