Blue Origin lança foguete de turismo espacial com 6 passageiros
A Blue Origin, empresa de foguetes do bilionário Jeff Bezos, lançou seu oitavo voo espacial com tripulantes na manhã de hoje.
O que aconteceu
A decolagem aconteceu às 10h10 (horário de Brasília) em uma base no oeste do Texas, nos EUA. A cápsula com os seis turistas retornou em segurança às 10h18.
Karsen Kitchen, de 21 anos, se tornou a mulher mais jovem a cruzar a Linha de Kármán. O ponto está a 100 quilômetros de altitude e é usado como convenção para definir o início do espaço.
Outras cinco pessoas estavam a bordo. Entre eles, a filantropa, empresária e ex-modelo Nicolina Elrick, o professor universitário Rob Ferl, o empresário Eugene Grin, o cardiologista Eiman Jahangir e o empresário Ephraim Rabin.
Além dos tripulantes de hoje, 37 pessoas já viajaram a bordo da nave New Shepard, incluindo o próprio Jeff Bezos.
Bezos mira a concorrente Space X
A Blue Origin e SpaceX, do bilionário Elon Musk, tentam chegar à Lua. Bezos tem investido no lançamento de foguetes e vê as curtas excursões da nave New Shepard como um trampolim para ambições maiores, incluindo o desenvolvimento de um foguete pesado completo e de um módulo lunar.
Em março, um porta-voz da Blue Origin declarou que a expectativa é que o módulo pouse na Lua entre 12 e 16 meses, ou seja, até julho de 2025.
SpaceX anunciou ontem que adiou o lançamento de uma missão que levará astronautas para "caminhar" no espaço por questões meteorológicas. Será a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros.
Além disso, a SpaceX se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial —com a cápsula Dragon totalmente despressurizada —, o que está sendo considerado como uma revolução para o turismo espacial. A missão também vai pesquisar os efeitos de altitude extrema no corpo humano e testar a conexão de internet via raios laser no espaço.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.