Conteúdo publicado há 2 meses

Foto que liga incorretamente a morte de animais a imigrantes é explicada

Um boato mentiroso de que imigrantes haitianos estariam roubando e comendo animais de estimação nos EUA viralizou e foi tema no debate entre Donald Trump e Kamala Harris. Trump foi desmentido em pelo menos duas ocasiões por parte dos mediadores.

A acusação incorreta ganhou força após notícias falsas de uma mulher em Ohio supostamente matar e comer um gato doméstico, apesar de não haver evidências ligando o caso a imigrantes. Nos últimos dias, outra imagem amplamente divulgada mostrava um homem com gansos mortos, que, segundo autoridades, foram atropelados e não tinham ligação com a migração haitiana.

Desde o dia 9, políticos republicanos dos Estados Unidos difundiram acusações falsas contra imigrantes haitianos, alegando que eles roubam e comem animais de estimação. Autoridades imediatamente desmentiram a falsa informação.

O que aconteceu

Foto surgiu no Reddit. A imagem, postada em julho no Reddit, mostra um homem carregando dois gansos mortos em Columbus, Ohio. A foto rapidamente viralizou em outras plataformas.

Autoridades negam que pessoa iria comer aves. Ao site americano TMZ, o Departamento de Vida Selvagem de Ohio afirmou que os gansos foram atropelados por um carro, e não há evidências de que o homem seja imigrante ou que estivesse planejando comer as aves.

Não há relatos de ingestão de animais de estimação. Em reportagem do site do canal de televisão americana, NBC4, a prefeitura de Springfield afirmou que não há relatos confiáveis de imigrantes prejudicando ou matando animais de estimação ou selvagens, contradizendo as alegações feitas nas redes sociais.

Fotógrafo lamenta uso das imagens para espalhar boatos

O autor da foto, que preferiu manter o anonimato em entrevista à NBC4, afirmou que sua intenção era apenas registrar uma cena incomum. Ele expressou frustração ao ver sua imagem sendo usada como desinformação e disse que nunca imaginou que a foto geraria polêmica sobre imigração.

Continua após a publicidade

De acordo com a NBC4, o fotógrafo forneceu uma cópia original da foto, permitindo o exame de seus metadados. As informações EXIF mostraram que ela foi tirada com um telefone Android Pixel 7 Pro e também confirmou que foi tirada no cruzamento da Cleveland Avenue com a Northwold Road em Columbus.

Eu estava dirigindo pela rua na manhã de domingo, vi um cara andando pela rua com um ganso, pensei que era meio louco, sabe, não é algo que você vê todo dia. Eu ia falar com ele. Ele não falava inglês como eu, mas ele não era haitiano, eu já ouvi haitianos falarem antes.
Autor das imagens ao NBC4

Deixe seu comentário

Só para assinantes