José Padilha: É fácil criticar Lula sobre Ucrânia, mas Trump diz o mesmo
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não critica a posição de Donald Trump, que assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende um acordo com a Rússia, porque está na mão dos Estados Unidos, afirmou José Padilha, comentarista do UOL News, nesta sexta-feira (27).
Os Estados Unidos têm uma posição de alavanca sobre a Ucrânia. A Ucrânia está na mão dos Estados Unidos. Porque se os Estados Unidos tirarem o suporte militar, a Ucrânia não vai perder só os territórios que já perdeu, a Rússia vai tomar muito mais territórios da Ucrânia. A vida da Ucrânia depende do que os Estados Unidos vão fazer.
José Padilha, comentarista do UOL News
Segundo Padilha, se Trump se eleger novamente presidente, Zelensky terá duas alternativas.
Lutar até o fim e perder ou fazer um acordo nos termos em que os americanos vão propor para ele. Não tem outro jeito, porque a União Europeia não vai suprir os armamentos que o Zelensky precisa, e a Inglaterra tira o corpo fora sem os Estados Unidos. O Zelensky está na mão do governo americano. Ele está vindo aqui tentar conversar com o Trump e fazer um certo tipo de defesa preventiva do futuro, se o Trump for eleito. Mas não tem jeito.
Primeiro, porque o Trump não é confiável. Assim como os Estados Unidos entraram em um acordo com o Irã, entraram no Acordo de Paris sobre o clima e o Donald Trump rasgou os contratos, ele vai falar qualquer coisa para o Zelensky e vai fazer o que precisar e quiser fazer. Ele é favorável e amigo da Rússia. Eu acho que o Zelensky tinha que fazer isso, mas não vai adiantar nada se o Trump ganhar. Se o Trump ganhar, ele vai forçar um acordo e vai acontecer esse acordo.
José Padilha
O comentarista lembrou que Zelensky critica o presidente brasileiro, mas não faz o mesmo com o ex-presidente americano.
É fácil criticar o Lula porque o Lula não manda arma para o Zelensky, o Zelensky não depende do Lula para nada. O Trump fala o mesmo que o Lula, e o Zelensky não o critica com veemência. Porque, se o Trump se eleger, a Ucrânia está na mão do Trump.
José Padilha
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.