Conteúdo publicado há 1 mês

Exército de Israel ordena evacuação de mais de 20 vilas no sul do Líbano

As Forças de Defesa de Israel ordenaram a evacuação imediata de 25 vilas na região sul do Líbano.

O que aconteceu

Vilas com ordem de evacuação ficam ao norte do rio Awali. O aviso foi dado nesta terça-feira (1), em mais um dia de escalada de conflitos no local, pelas redes sociais.

"Avisaremos quando for seguro voltar para casa", diz trecho do aviso. A orientação do Exército também pede que moradores da região não se dirijam ao sul do país, pois isso "pode colocar suas vidas em risco".

Hezbollah transformou vilas próximas à fronteira israelense em bases militares, diz porta-voz das IDF. Em vídeo publicado nas redes sociais, Daniel Hagari afirmou que o Líbano planeja um ataque a Israel "no estilo do 7 de outubro".

Ao menos 600 pessoas buscam abrigo em monastério libanês. Segundo a agência de notícias Reuters, centenas de pessoas deixaram vilas no sul do país e rumaram a Rmeish, cidade que não recebeu aviso de evacuação, para se esconder no local. Mais de um milhão de pessoas foram deslocadas pela guerra desde 23 de outubro, segundo a Organização das Nações Unidas.

Sede de canal de TV em Beirute foi destruída. O canal pró-hezbollah As-Sirat TV, localizado na região sul da capital, foi a primeira instituição de mídia atingida durante o conflito recente, segundo o canal Al Jazeera.

As Forças de Defesa de Israel não querem machucar você. Para a sua própria segurança, evacuem as casas imediatamente.
Ordem de evacuação publicada pelo Exército no X, segundo a AFP

Exército de Israel diz que não encontrou resistência

Nenhum soldado foi morto ou ferido, dizem Forças de Defesa israelenses. O porta-voz Daniel Hagari informou ao Jerusalem Post que a invasão terrestre começou na noite da segunda e "deve acabar em algumas semanas".

Continua após a publicidade

Hezbollah nega que Israel tenha iniciado incursão terrestre. Ao canal Al Jazeera, os extremistas disseram que "não houve confronto direto" entre seus combatentes e as forças israelenses.

Se o estado do Líbano e o mundo não conseguiram tirar o Hezbollah de perto das nossas fronteiras, não tivemos escolha a não ser fazer isso nós mesmos.
Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel

Deixe seu comentário

Só para assinantes