Procurador-geral da Venezuela acusa Lula de forjar acidente doméstico
O procurador-geral do Ministério Público da Venezuela, Tarek William Saab, questionou neste sábado (26) a veracidade do acidente doméstico que impediu a viagem do presidente Luiz Inário Lula da Silva à cúpula do Brics, realizada na Rússia. Saab diz que foi informado sobre a "manipulação" por "fontes próximas" do Brasil.
O que aconteceu
Acidente impediu ida de Lula à cúpula do Brics. O presidente cancelou sua viagem à Rússia após sofrer uma queda no banheiro e bater a cabeça no último sábado (19). Ele levou pontos no local e liberado, mas segue impedido pela equipe médica de realizar viagens longas.
Saab diz que acidente é "farsa" para barrar a Venezuela no Brics. O procurador avalia que a decisão foi tomada para Lula "evitar sua responsabilidade" com as lideranças e, principalmente, com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. A declaração considera o pedido do Brasil para manter a Venezuela fora da lista de parceiros do bloco.
Existe um grande desconforto na esquerda latino-americana e nos movimentos revolucionários do mundo devido à atuação indigna e desastrosa de seu governo na cúpula, ao vetar e atacar covardemente a Venezuela, seguindo obedientemente as instruções dos inimigos históricos do nosso povo.
Tarek William Saab, procurador-geral do Ministério Público da Venezuela
Lula participou do encontro por videoconferência. Durante o discurso, o presidente criticou os países ricos e rechaçou os ataques à Faixa de Gaza. "Muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos, mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas", lamentou.
Procurador avalia que recentes atividades de Lula comprovam sua fala. Saab cita que um vídeo transmitido mostra Lula ativo e "agindo com total cinismo" e cobra apuração do fato. "Lula reapareceu sorridente e ileso, deixando claro que utilizou o referido acidente para mentir ao Brasil, aos Brics e ao mundo, fato pelo qual deveria ser investigado", escreveu.
15 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Marcos Sgaraboto
Esse senhor Tarek deveria enviar as atas na reunião do Brics. Só que não né...Sem Anistia aos golpistas no Brasil ou fora dele.
Fernando Fabris Vieira
Fizeram os pontos no Photoshop, nem raparam o couro cabeludo para dar os pontos . Kkkkk Mais uma mentira dia corruPTos.
Daiana Priscila Biazoto
Só falou a verdade e o que todos nós sabemos