'Volte para o México': garçom recebe bilhete xenofóbico ao invés de gorjeta

Um garçom que trabalha em um restaurante no Aeroporto Internacional de Los Angeles recebeu um bilhete xenofóbico de dois clientes. No recibo, eles escreveram: "sem gorjetas para [imigrante] ilegal, volte para o México". O caso aconteceu em 21 de março, mas foi revelado na última segunda-feira pela emissora KTLA.

O que aconteceu

Casal foi atendido por Guilhermo Ortiz no Planet Hollywood, que fica no aeroporto. O local inclui uma gorjeta de 18,5% na conta automaticamente, mas os clientes podem solicitar que isso seja retirado caso discordem da cobrança.

Os clientes pediram para que a gorjeta fosse retirada. Guilhermo atendeu ao pedido, e entregou a cobrança sem o valor da gorjeta.

Quando o garçom pegou a comanda de volta, encontrou a mensagem no topo da cobrança. "Isso fez eu me sentir mal", contou Guilhermo à KTLA. "Eu trabalho como garçom desde 2014, e é a primeira vez que isso acontece comigo".

Guilhermo sequer é mexicano, mas porto-riquenho. Ele afirmou que "ninguém tem direito de tratar as pessoas desta maneira".

O garçom culpa as políticas imigratórias de Donald Trump pelo incidente. O presidente dos EUA está fazendo uma grande política anti-imigração. Desde sua posse, seu governo já prendeu mais de 113 mil imigrantes e deportou mais de 100 mil, de acordo com informações do New York Post.

À emissora ABC, Guilhermo disse que tem orgulho de seu trabalho e da forma que ele sustenta sua família. "Nós somos trabalhadores duros. Me sinto parte deste país, e tenho certeza que outras pessoas que estão aqui também se sentem da mesma forma."

O garçom reportou o incidente ao seu gerente. A empresa está investigando o caso.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.