Pupilo de Mujica e candidato de Lacalle Pou vão ao segundo turno no Uruguai
O novo presidente do Uruguai será decidido em segundo turno. A população do país foi às urnas neste domingo (27).
O que aconteceu
Candidatos mais votados foram Yamandú Orsi, do Frente Amplio, e Álvaro Delgado, do Partido Nacional. Orsi é pupilo de Pepe Mujica. Delgado, por sua vez, é "afilhado político" do atual presidente Lacalle Pou.
Às 3h50 desta segunda-feira (28), havia 99,5% das urnas apuradas. Orsi aparecia com 43,9% (1.052.395 votos) e Delgado com 26,8% (641.685 votos).
Andrés Ojeda (Partido Colorado) ficou na terceira colocação, com 16% (384.224). Os outros candidatos tiveram menos de 3% dos votos. Brancos e nulos foram 4,9% (117.946).
Yamandú Orsi afirmou que o Uruguai "voltou a ser notícia por sua cultura cívica". "Somos um grande país onde ninguém aqui é mais que ninguém, um país que tem que crescer graças ao esforço e ao trabalho, e se esforça todos os dias para garantir que ninguém fica para trás. Que ninguém fique para trás, é por isso que queremos vencer", destacou.
Álvaro Delgado disse que vai reunir a equipe para planejar a campanha rumo ao segundo turno: "Estamos iniciando outra etapa diferente. Esta noite o Uruguai disse que a coalizão é o projeto político mais votado em nosso país".
Segundo turno será realizado em 24 de novembro. Os eleitores que foram às urnas neste domingo também definiram os representantes dos dois parlamentos do país e opinaram em dois plebiscitos.
'Talvez seja meu último voto', diz Mujica. O ex-presidente uruguaio, que fez um tratamento contra o câncer e se alimenta por sonda gástrica, chegou ao local de votação em uma cadeira de rodas. Ele apoiou publicamente Orsi, que liderou as votações neste domingo.
A constituição do Uruguai não permite reeleição e nem autoriza que o atual presidente endosse algum candidato. Apesar disso, poucos dias antes do pleito, Lacalle Pou e Delgado foram almoçar juntos em um restaurante de Montevidéu.
Quem são os candidatos
Orsi representa a Frente Ampla. Principal nome da esquerda, Orsi é prefeito de Canelones, no sul do país. Ele tem um nome influente dentro do partido Frente Ampla, que governou o Uruguai por 15 anos consecutivos. Aos 57 anos, o candidato é considerado herdeiro político do ex-presidente Pepe Mujica.
Ele é ex-professor de história. Durante seus discursos e entrevistas, ele pontuou a necessidade de trabalhar "dentro dos limites do Mercosul". Ao longo da campanha, Orsi também afirmou que quer lutar contra a pobreza infantil e promover políticas de auxílio à saúde mental dos uruguaios.
Delgado faz parte do Partido Nacional. Ele é pupilo do atual presidente, Lacalle Pou. Ele é secretário da presidência no governo e também tem um nome de expressão dentro do partido, com histórico no Senado uruguaio.
Veterinário de formação, o candidato prega a continuidade do trabalho feito pelo atual governo do país. Entre as propostas da campanha dele estão o fornecimento de refeições escolares em todos os dias do ano e fornecimento de cinco dias anuais de licença trabalhista para pais de crianças com menos de três anos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.