Kamala x Trump: especialista estima demora para saber vencedor nos EUA

Uma das eleições mais acirradas da história americana pode demorar mais dois dias, senão mais, para ser totalmente cravada nos EUA, afirmou o professor de Estudos Internacionais da Universidade de Oklahoma, Fábio de Sá e Silva, durante o UOL News desta terça-feira (05).

Como o resultado depende principalmente dos chamado estados-pêndulo, que são sete nessas eleições, um resultado adiantado na Carolina do Norte poderia indicar uma pequena vantagem a Kamala Harris se ela se saísse vencedora no pleito — nos últimos dias, os institutos de pesquisa apontam uma tímida liderança da democrata, embora na margem de erro.

Mas a certeza, para Fábio de Sá e Silva, é de "tensão prolongada" com o resultado.

A verdade é que a gente realmente não consegue saber. Dependendo de como as contagens forem evoluindo, a gente pode demorar pelo menos um ou dois dias para ter alguma clareza. Lembrando que essa é uma eleição que basicamente acontece em sete estados — em um país imenso como os Estados Unidos, seis ou sete estados que vão decidir.

Esses estados estão muito divididos, em alguns casos pode ser que a decisão se dê mesmo pela contagem de votos em um condado específico e por uma diferença na casa aí das centenas de milhares de votos. Então, realmente vai ser tensão prolongada por aí pelo menos um ou dois dias, se não for mais do que isso.
Fábio de Sá e Silva

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.