Governo crê que contato de Lula com Trump será igual à relação com Milei

O governo brasileiro deverá ter com Donald Trump uma relação puramente institucional, a exemplo do vínculo que o país mantém com a Argentina de Javier Milei, afirmou o colunista Tales Faria no UOL News desta quinta (7).

A Argentina precisou do Brasil lá na Venezuela, o Brasil correspondeu, o Milei baixou um pouco a bola e continuam [a conversar]. Não se gostam, não vão ter uma grande relação, mas tem uma relação institucional, que é o que o Brasil espera do Trump. Não precisa morrer de amores, não vai.
Tales Faria

Tales lembrou a relação do Brasil com o ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

O caso do George W. Bush foi diferente. Por quê? Porque o Bush tinha um problema sério com o [ex-presidente] Fernando Henrique [Cardoso] antes. Ele e o Fernando Henrique não se davam. Falava do Fernando Henrique, que é um intelectual, o Bush era um sujeito meio bronco, mas o Bush, além do mais, falava espanhol.

(...) É diferente essa relação do Lula com o Bush. Ele e o Lula, quando se encontravam, eram quase sem intérprete. Então, acabou o quê? Pelo [fato de os] dois serem adversários do Fernando Henrique, o Lula sucessor, e o Bush, como não se dava com o Fernando Henrique, acabaram se aproximando.
Tales Faria

Ele ressaltou que o mesmo não deve ocorrer em relação ao Trump, porque o presidente eleito dos Estados Unidos tem uma boa relação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

É possível, até o Bolsonaro falou na entrevista dele, que o Trump convide o Bolsonaro para ir lá [na posse], e o Bolsonaro provavelmente não terá passaporte para ir. Mas, é possível que o Trump faça isso para criar algum tipo de constrangimento. Mas só isso.

Quer dizer, vai ser a mesma coisa que tem como Milei na expectativa do governo e do PT. Tem uma relação institucional dentro de limites que possa se ter. Sem grandes amores, sem paixões, sem entendimento grande, mas também sem grandes crises, porque não interessa a nenhum dos dois criar arestas comerciais.
Tales Faria

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes