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Protestos mostram que sociedade turca ainda luta para encontrar sua identidade

Tim Arango

Em Istambul (Turquia)

03/06/2013 15h25

Nesta grande cidade, capital de três antigos impérios, guindastes surgem em canteiros de obras, paredes finas escondem antigas favelas, e arranha-céus erguem-se acima dos minaretes das mesquitas que dominaram o horizonte por séculos –anúncios de projetos audaciosos já em andamento.

Mapa da região

Para muitos turcos, porém, esses desdobramentos não representam o progresso e sim um reflexo das crescentes ambições autocráticas do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan e seu governo. A revolta e o ressentimento transbordaram pelas ruas nos últimos dias. A polícia deteve com gás lacrimogêneo e canhões de água quem protestava, enquanto os manifestantes atacaram os tratores e contêineres de construção, enfileirados ao lado do parque no centro da cidade.

À plena vista, uma longa batalha por espaços urbanos está se desdobrando e se tornando uma luta maior pela identidade turca, na qual estão envolvidas questões difíceis de religião, classe social e política. Apesar de a maior parte das pessoas admitirem que todos os governantes turcos tentaram deixar sua marca em Istambul, há uma sensação crescente que ninguém o fez tão insistentemente quanto o atual governo, liderado pelo islâmico Partido do Desenvolvimento e Justiça de Erdogan, mesmo diante de resistência crescente.

No domingo (2), Erdogan foi à televisão para negar as acusações de comportamento ditatorial e minar a legitimidade dos manifestantes.

“Nós não vamos ceder a alguns saqueadores que vêm à praça e provocam nosso povo, nossa nação, com base em sua desinformação”, disse Erdogan em um discurso que conseguiu ser provocador mesmo enquanto pedia um retorno à ordem e os manifestantes voltavam à praça Taksim. Os manifestantes também tomaram as ruas de Ancara, a capital, e de várias outras cidades, e foram recebidos com gás lacrimogêneo pela polícia.

Edhem Eldem, historiador da Universidade de Bogazici, em Istambul, criticou o governo por empreender projetos de desenvolvimento de grande escala sem buscar recomendações da população. “Em certo sentido, estão inebriados pelo poder”, disse ele. “Perderam seus reflexos democráticos e estão voltando à essência da política turca: o autoritarismo”.

O cenário físico em rápida modificação de Istambul simboliza os temas que dominam a Turquia moderna –islamismo versus o secularismo, rural versus urbano. Ele demonstra uma economia próspera e uma autoconfiança da elite conservadora religiosa governante que desmentem a melancolia pós-imperial que permeia os romances em Istambul de Orham Pamuk, prêmio Nobel e mais famoso autor da Turquia.

O governo de uma década de Erdogan reformou dramaticamente a cultura turca ao estabelecer um controle civil das Forças Armadas. Ele rompeu com as regras da antiga ordem secular, que hoje permitem a ampla expressão pública da religião pelas massas conservadoras que compõem o eleitorado do primeiro-ministro, testemunhada na proliferação das mulheres usando lenços na cabeça. O governo também fomentou uma classe capitalista religiosa, cujos membros se mudaram em grandes números do campo, de Anatólia, para cidades como Istambul, aprofundando as divisões de classe.

A velha elite secular, que se considera herdeira do legado de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da Turquia moderna secular, se irritou com essas transformações, assim como os liberais, que não se consideram kemalistas e toleram as demonstrações públicas de religião. Mas eles se opõem ao estilo de liderança Erdogan, que descrevem como ditatorial, e se revoltam com muitos dos projetos de desenvolvimento em razão do mau gosto, uma visão imbuída de um sentimento de elitismo social.

Para muitos, os novos projetos geraram um sentimento de ressentimento e perda -como os moradores de longa data, os intelectuais urbanos e muitos membros das classes inferiores que estão sendo empurrados para fora de suas casas para que possam ser construídos complexos habitacionais de luxo e shoppings centers.

E na prancheta de desenho há muito mais para evocar ambições e controvérsias: o maior aeroporto do mundo, a maior mesquita do país e um canal que dividiria o lado europeu de Istambul e é tão audacioso que até o defensor mais aberto do projeto, o próprio Erdogan, o chamou de "louco". Já houve avanço em uma terceira ponte sobre o Bósforo, batizado com o nome de um sultão otomano conhecido por massacrar muçulmanos alevitas, uma grande minoria na Turquia.

"Eu nasci e cresci aqui, e não há mais nada da minha juventude com que eu possa me conectar nesta cidade", disse Ersin Kalaycioglu, professor de relações internacionais da Universidade de Sabanci. "Istambul é considerada uma cidade para ganhar dinheiro, para ficar rico. É uma corrida do ouro”.

Refletindo um sentimento de elitismo que é amplamente compartilhado pelos turcos seculares em Istambul, ele reclamou que a cidade tinha "sido invadida por camponeses da Anatólia", que eram "incultos".

Ara Guler, que tem 84 anos e é o fotógrafo mais famoso da Turquia, tendo produzido volumes de fotografias em preto-e-branco de paisagens de Istambul, deu uma entrevista em um café com o seu nome. Ele disse que só restava um bairro que o fazia lembrar-se da sua cidade e onde ele ainda gostava de tirar fotos: Eyup, um bairro beira-mar que abriga uma mesquita famosa e muitas famílias muçulmanas conservadoras.

"A Istambul onde nós crescemos se perdeu. Onde está minha Istambul?”, perguntou. “E tudo por dinheiro".

Um projeto do governo de converter a praça Taksim, que historicamente foi um lugar de reunião pública, em uma réplica de um quartel otomano e um shopping center -o que Eldem, o historiador, chamou de "Las Vegas do esplendor otomano"- foi o estopim das manifestações. Mas há muitos outros projetos polêmicos que têm gerado indignação pública.

O mais antigo cinema da cidade foi recentemente demolido para dar lugar a outro shopping, o que gerou gritos de protestos, incluindo uma objeção da primeira-dama da Turquia, Hayrunnisa Gul, mulher do presidente, Abdullah Gul. Uma igreja ortodoxa russa do século 19 pode ser destruída como parte de uma reforma de um porto. E em setores pobres por toda a cidade, os moradores estão sendo pagos para deixarem suas casas para que as construtoras -muitas com laços com autoridades do governo- possam construir condomínios fechados.

O bairro de Avcilar, perto do aeroporto e que historicamente é um lugar de imigrantes búlgaros, é uma dessas áreas de onde os moradores estão sendo expulsos. O processo tem sido complicado por questões de registros de imóveis duvidosos, que às vezes tornam impossível determinar de quem é a propriedade.

"Um dia, recebemos a notificação e pronto, antes que pudéssemos nos defender, vieram 300 a 400 policiais e nos impediram de intervir enquanto os tratores derrubaram nosso restaurante", disse Coskun Turan, proprietário de um restaurante de frutos do mar. "Eles disseram que não tínhamos a escritura da propriedade, mas tínhamos. Mostramos a eles. Eles argumentaram que só tínhamos uma escritura para parte da propriedade, então eles derrubaram o resto”.

Aos 87 anos, Dogan Kuban talvez seja o historiador urbano mais importante de Istambul. Ele escreveu numerosos livros e trabalhou junto à ONU em questões de preservação na Turquia. Ele reclamou que nunca foi consultado pelo atual governo. "Eu sou o historiador de Istambul", disse ele. "Eles não consultam ninguém".

Ele criticou o governo por ignorar a história pré-islâmica do país ao não proteger certos sítios e estruturas arqueológicas, uma conduta que, segundo ele, ressalta o afastamento da Turquia da cultura ocidental sob o governo de Erdogan.

"As únicas coisas que estão sendo preservadas são as mesquitas", disse ele. "A preservação é uma parte muito refinada da cultura. É uma parte muito importante da civilização europeia".

O resultado dos protestos é incerto. Erdogan ainda conta com o apoio de conservadores religiosos que compõem um grande bloco de eleitores e, portanto, poucos acreditam que sua permanência no poder esteja em risco. Mas houve um sinal de potencial dano político. Muitos consideraram um sinal de fraqueza a retirada da força policial no sábado e no domingo, permitindo que dezenas de milhares de manifestantes ocupassem a praça Taksim.

"Esta é a primeira batalha perdida por Erdogan na memória recente", disse Soli Ozel, acadêmico e colunista da cidade. "Ele exagerou -sua arrogância, presunção e impulso autoritário bateram em uma parede”.

No domingo, contudo, Erdogan falou em tom desafiador e, apesar de dizer que não construiria um shopping em Taksim, prometeu construir outra mesquita no local.

Tradução: Deborah Weinberg

Presidente turco diz que entende recado dos manifestantes