Manifestantes rejeitam ultimato de Erdogan e irão à casa do premiê
Os manifestantes que ocupam o parque Gezi, em Istambul, indicaram nesta quinta-feira (13) se negam a retirar do local, apesar do ultimato lançado pelo premiê turco Recep Tayyip Erdogan.
"Ficaremos no parque Gezi com nossas barracas, nossos sacos de dormir, nossas canções, nossos livros, nossos poemas e todas as reivindicações", declarou o advogado Can Atalay, em nome do principal grupo de manifestantes, o Solidariedade Taksim.
Na rede de microblog Twitter, a página de apoio ao grupo anunciou uma caminhada de intelectuais e artistas de Taksim rumo à residência oficial de Erdogan em Ancara, capital turca.
Em seu ultimato, o premiê exigiu que manifestantes abandonem imediatamente o parque, epicentro dos protestos políticos que agitam a Turquia há duas semanas.
Fim da paciência
"Tivemos paciência até agora, mas a paciência está se esgotando. Faço meu último aviso: mães, pais, por favor, retirem seus filhos", disse Erdogan em um discurso em Ancara para os prefeitos de seu partido, o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP).
"Não podemos esperar mais porque o parque Gezi não pertence às forças que o ocupam. Pertence a todos", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.