Topo

Leão choca visitantes ao matar leoa em zoo nos EUA

19/11/2013 11h33

Funcionários de um zoológico no Estado americano do Texas estão investigando o ataque fatal de um leão contra uma leoa diante dos olhos dos visitantes, no domingo.

O leão abocanhou pelo pescoço a leoa Johari, de cinco anos, no zoológico de Dallas. A autópsia revelou posteriormente que a fêmea morreu devido à hemorragia causada por ferimentos no pescoço.

Segundo os funcionários do zoológico, os felinos conviveram pacificamente durante anos.

Eles acrescentaram não saber o que teria motivado o macho a atacar Johari, mas ressaltaram não ter a intenção de sacrificar o agressor.

Um vídeo filmado por um visitante mostra o leão, aparentemente calmo, abocanhando o pescoço da fêmea.

"No início todo mundo achou que eles estavam brincando, mas depois ficou claro que a leoa estava sendo atacada", afirmou Jim Harvey, que presenciou a cena, em entrevista ao canal de TV local WFAA.

Caso raro

Funcionários da segurança fecharam o zoológico para o público após o incidente e o agressor foi isolado.

Os outros quatro leões que estavam no mesmo espaço não foram agredidos.

Em comunicado, Lynn Kramer, vice-presidente de operações animais do zoológico, disse que o caso é raro e que "em 35 anos como veterinário nunca viu algo parecido acontecer".

Ele ainda acrescentou que a leoa, conhecida como Jo-Jo, era uma das favoritas dos funcionários e tinha comportamento "doce e amoroso com suas irmãs".

Ainda segundo Kramer, leões ocasionalmente matam outros machos ou filhotes na selva, mas ataques contra fêmeas são extremamente raros.

Mas, como precaução, o zoológico vai manter os dois machos distantes das outras duas fêmeas enquanto investigam o que aconteceu.