Candidato a reeleição, prefeito de Curitiba promove ônibus híbrido na Rio+20
Candidato a reeleição, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), participou de uma festa na manhã desta quinta-feira (14), no estande da Volvo, no Parque dos Atletas, na Rio+20, para anunciar o lançamento de um ônibus híbrido, movido a eletricidade e diesel.
O governo municipal vai investir R$ 26 milhões para adquirir 60 unidades do Híbrido, como foi batizado. Os primeiros 30 começam a circular em setembro e os demais apenas em 2013, em cinco linhas da cidade. Vale lembrar que a frota da cidade é de 2.100 veículos.
Na véspera, a Coppe/UFRJ apresentou o seu H2+2, um ônibus igualmente híbrido, mas movido por energia elétrica e hidrogênio.
Segundo a Volvo, a tecnologia do Híbrido consome até 30% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais. Ao arrancar, o ônibus é movido por eletricidade, até atingir a velocidade de 20 km/h, quando o motor diesel entra em operação.
A aquisição de 60 ônibus terá pouco impacto no consumo total da frota de ônibus de Curitiba, que conta 2.100 veículos. O prefeito Ducci disse que os ônibus serão substituídos pelos que usam a nova tecnologia à medida que forem saindo de linha.
Ducci cobrou do governo federal mais incentivos para a produção de biodiesel. “Não teria a menor dúvida em trocar a frota toda se houvesse mais incentivos”, disse ao UOL. Hoje o litro do biodiesel custa 30 centavos a mais que o diesel convencional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.