Dilma e primeira-ministra da Austrália fecham acordos bilaterais durante a Rio+20
Durante encontro bilateral na Rio+20, a presidente Dilma Roussef e a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, assinaram acordos de cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia, comércio, meio ambiente e energias renováveis, entre outros.
LEIA MAIS
- Dilma admite recuo e justifica retirada do tema dos direitos reprodutivos do rascunho
- Ban Ki-moon agora classifica o texto final da Rio+20 como "ambicioso, amplo e prático".
- Chuva e trânsito estragam "feriadão da Rio+20" dos cariocas
- Entre na era do consumo sustentável e vote em qual atitude é mais fácil adotar
O setor agrícola deve ser o mais beneficiado pelos acordos. A agroindústria dos dois países é sustentada por características físicas semelhantes, por isso acordos de cooperação técnica devem dinamizar a produção agrícola. Organizações científicas do setor, como a Embrapa brasileira, devem ter um papel importante no processo.
Programas lançados recentemente em ambos os países também devem começar a funcionar em breve para reforçar o intercâmbio acadêmico em universidades e escolas de ponta.
Brasil e Austrália ainda concordaram em estreitar a cooperação no âmbito do G20, para encontrarem respostas aos desafios lançados pela crise econômica nos países do Norte, e para fazer avançar uma "reforma justa" do sistema de comércio internacional.
Diálogos regulares entre representantes do Brasil e da Austrália foram estabelecidos para áreas temáticas como segurança internacional, comércio e desenvolvimento. O acordo fechado durante a Rio+20, conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, eleva as relações dos países ao nível de parceria estratégica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.