Topo

Dilma e primeira-ministra da Austrália fecham acordos bilaterais durante a Rio+20

Do UOL, no Rio

21/06/2012 18h35

Durante encontro bilateral na Rio+20, a presidente Dilma Roussef e a primeira-ministra da Austrália, Julia Gillard, assinaram acordos de cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia, comércio, meio ambiente e energias renováveis, entre outros.

O setor agrícola deve ser o mais beneficiado pelos acordos. A agroindústria dos dois países é sustentada por características físicas semelhantes, por isso acordos de cooperação técnica devem dinamizar a produção agrícola. Organizações científicas do setor, como a Embrapa brasileira, devem ter um papel importante no processo.

Programas lançados recentemente em ambos os países também devem começar a funcionar em breve para reforçar o intercâmbio acadêmico em universidades e escolas de ponta.

Brasil e Austrália ainda concordaram em estreitar a cooperação no âmbito do G20, para encontrarem respostas aos desafios lançados pela crise econômica nos países do Norte, e para fazer avançar uma "reforma justa" do sistema de comércio internacional.

Diálogos regulares entre representantes do Brasil e da Austrália foram estabelecidos para áreas temáticas como segurança internacional, comércio e desenvolvimento. O acordo fechado durante a Rio+20, conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, eleva as relações dos países ao nível de parceria estratégica.