Topo

Pesquisadores da USP descobrem nove espécies no litoral brasileiro

Bugula guara, presente no litoral de São Sebastião, é uma das nove espécies novas encontradas por pesquisadores da USP - Divulgação
Bugula guara, presente no litoral de São Sebastião, é uma das nove espécies novas encontradas por pesquisadores da USP Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

30/08/2012 07h00

Pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) descobriram nove novas espécies de briozoários no litoral brasileiro. Os  animais invertebrados que vivem em colônias no mar eram considerados invasores da fauna brasileira, pois, até então, eram confundidos com organismos do Atlântico Norte. As descobertas correspondem a mais de 60% dos animais já catalogados.

As novas espécies foram batizadas como Bugula bowiei, em homenagem ao cantor britânico David Bowie, Bugula foliolatanBugula guaraBugula biotaBugula ingensBugula gnomaBugula albaBugula rochae, em nome da professora Rosana Rocha, do departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná; e Bugula migottoi, para homenagear Álvaro Migotto, vice-diretor do Cebimar (Centro de Biologia Marinha).  

O grupo buscou amostras comparativas fora da área mais estudada, a região Sudeste, e percorreu as praias de Maceió (AL), da Ilha do Mel (PR), de São Sebastião (SP), de Angra dos Reis (RJ) e do Espírito Santo. As nove espécies do gênero Bugula foram encontradas em várias partes da costa brasileira: quatro são do litoral da região Sudeste; dois do Nordeste; uma do Sul; um vem tanto do Sul quanto do Sudeste; e o último surge no Nordeste, no Sul e no Sudeste.

A descrição foi publicada na edição de julho da revista PLoS One por Karin Fehlauer-Ale, do Cebimar, Leandro Vieira, do departamento de Zoologia do IB (Instituto de Biociências), e Judith Winston, do Museu de História Natural da Virginia (Estados Unidos).