Motociclista e fã de Stalin: quem é o novo braço direito de Vladimir Putin

Vladimir Putin foi empossado para um novo mandato de seis anos, na terça-feira (7). Na cerimônia no Kremlin estava Alexander Zaldostanov, 61, líder do grupo de motociclistas Night Wolves e apontado como novo braço direito do presidente russo.

Quem é Alexander Zaldostanov

Alexander Zaldostanov chama a atenção com seus cabelos longos, músculos, tatuagens e roupas de couro. Filho de pai ucraniano e mãe russa com ascendência georgiana, ele cresceu na cidade de Kirovohrad, na Ucrânia. Quando ainda era criança, mudou-se com a família para Sebastopol, na península da Crimeia.

Chamado popularmente de "O Cirurgião", Zaldostanov é médico. Quando morava em Moscou, ele se formou na faculdade de medicina e se especializou em cirurgia facial pós-traumática — de onde surgiu o apelido.

Zaldostanov é conhecido por suas opiniões homofóbicas e admiração por Josef Stalin. Segundo o The Telegraph, ele diz que o líder soviético é uma "figura histórica e mística suprema de quem os inimigos da Rússia ainda têm medo, apesar de ele estar morto". Já os líderes ocidentais, na opinião dele, são cínicos e "satanistas" empenhados causar a humilhação da Rússia.

Alexander Zaldostanov
Alexander Zaldostanov Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons

Ele conheceu Putin em 2009, quando foi procurado pelo escritório do próprio presidente russo, ainda de acordo com o jornal britânico. Desde esse primeiro encontro, os dois estiveram juntos em inúmeras ocasiões — públicas e privadas.

Em 2013, Zaldostanov recebeu de Putin uma medalha de Ordem de Honra. O reconhecimento foi concedido pelo "trabalho ativo do motociclista na educação patriótica dos jovens" e por ajudar na busca pelos restos mortais de soldados mortos na Segunda Guerra Mundial.

Possível envolvimento na anexação da Crimeia. Ainda em entrevista ao The Telegraph, Zaldostanov sugeriu que poderia ter dado a Putin a ideia de anexar a Crimeia, pois presenteava-o com cartas, fotos e calendários da região sempre que os dois se encontravam.

Alexander Zaldostanov recebendo medalha de Ordem de Honra de Vladimir Putin
Alexander Zaldostanov recebendo medalha de Ordem de Honra de Vladimir Putin Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons
Continua após a publicidade

Zaldostanov é o líder dos Night Wolves (Lobos da Noite, na tradução livre), uma gangue de motociclistas financiada pelo Kremlin. Segundo o The Washington Times, o grupo conta com cerca de 5.000 membros. Eventualmente, ser um Night Wolf se tornou um trabalho em tempo integral para Zaldostanov e ele deixou de exercer a medicina.

O grupo é uma parte fundamental do movimento pró-Putin, e seus membros se comprometeram a reprimir qualquer tentativa de protestos da oposição em Moscou. "Os Night Wolves são um dos grupos que o Kremlin gosta de manter por perto em caso de problemas", disse Marina Litvinovich, analista política, ao jornal norte-americano.

Em 2011, Putin acompanhou os Night Wolves em um festival de motociclistas em Novorossiysk — e essa não foi a única vez que o presidente russo se juntou ao grupo publicamente. Em discurso feitos aos motociclistas em 2015, segundo a CBC News, Putin disse:

Vocês não apenas andam de motocicleta; vocês também realizam trabalho militar-patriótico. A memória histórica é o melhor cimento que une pessoas de diferentes nacionalidades e religiões em uma nação, em um país poderoso. Vladimir Putin

O motociclista e sua gangue são como capangas não oficiais de Putin. Segundo a BBC, os Night Wolves estão sob sanções dos EUA, acusados de fornecer ajuda militar aos rebeldes pró-Rússia na Ucrânia.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.