Topo

Roupas esportivas têm substâncias químicas potencialmente perigosas, denuncia Greenpeace

Em Berlim

30/10/2012 11h58

A roupa impermeável para esportes ou atividades ao ar livre possui muitos produtos químicos potencialmente perigosos para a saúde e o meio ambiente, alertou o Greenpeace. "No total, foram submetidas a um teste 14 peças de roupas para mulheres e crianças de marcas 'outdoor' com compostos perfluorados [PFC] e outros produtos tóxicos", explica o Greenpeace em seu site alemão.

Os compostos perfluorados são polímeros químicos usados por sua resistência ao calor, por sua impermeabilidade e pela capacidade para afastar o pó. Estão presentes em inúmeros objetos da vida diária como tecidos antiaderentes, produtos contra manchas ou certas embalagens de alimentos.

"Os PFC, como o ácido perfluoro-octanoico [PFOA], se concentram no meio ambiente, nos alimentos e na água potável e também têm um impacto sobre a saúde humana", afirma o dossiê.

Foram encontrados PFC em todas as peças da marca Gore-Tex, por exemplo. Os dois laboratórios independentes que realizaram as análises encomendadas pelo Greenpeace também encontraram concentrações suspeitas de PFOA (ácido perfluoro-octanoico) em produtos das marcas The North Face, Patagonia, Jack Wolfskin, Kaikkialla, além de uma calça para crianças da marca Marmot.

A organização ambientalista lançou em 2011 uma campanha chamada Detox contra a contaminação da água pela indústria química.