Topo

Norte e do Nordeste estão em estado de atenção por causa das fortes chuvas

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 15h28

Chuvas fortes são esperadas em Estados do Norte e Nordeste do país nesta quinta-feira (9), o que os deixa em estado de atenção, segundo o CPTEC/Inpe. Em 12 horas nesta madrugada, choveu acima da média do mês em cidades do Ceará e Paraíba.

Devem ser atingidos o centro-norte de Tocantins, extremo noroeste da Bahia, grande parte do Piaui (menores chances no litoral), centro-sul do Ceará, extremo noroeste do Rio Grande do Norte, extremo oeste da Paraíba, oeste de Pernambuco, Maranhão (menores chances no litoral), Amapá, grande parte do Pará (menores chances no litoral do nordeste e Ilha do Marajó), centro-sul de Roraima, extremo norte de Rondônia e no centro-leste e norte do Amazonas.

No litoral sul da BA, região compreendida entre o Porto Seguro e Ilhéus, ocorrerão acumulados pontuais de chuva que poderão provocar transtornos na população.

Na sexta, a chuva forte localizada deverá se concentrar sobre grande parte do AM, centro-norte de RO, RR, extremo norte de MT, grande parte do PA, AP, centro-norte do TO, MA, PI e o extremo oeste de PE e do CE.

No litoral entre o extremo nordeste da BA e litoral sul de AL, poderão ocorrer acumulados significativos de chuva.

Devido ao calor, alta umidade e padrão de ventos em altitude áreas de instabilidade provocaram chuvas intensas entre às 3 e 5 hs desta madrugada, com acumulados significativos de chuva de 83 mm no município de São Gonçalo (RN), sendo que em uma hora a intensidade máxima atingiu os 68,6 mm. Por outro lado, entre às 4 e 6 hs de hoje, o acumulado registrado no município de Iguatu (CE) atingiu os 123,8 mm. 

Sul e Sudeste

A presença de uma massa de ar fria e seca provocou temperaturas mínimas extremas no cone leste de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Segundo o INMET, em Campos do Jordão (SP) a temperatura foi de 3,7°C, em Monteverde (MG) o termômetro registrou 2,3°C em Taubaté (SP) e São Luiz de Paraitinga os valores foram de 8,6°C e 6°C, respectivamente. Ressalta-se que esses dados são registrados por termômetros localizados a 1,5 m de altura em abrigos meteorológicos.

Essa massa de ar deixa dia ensolarado com poucas nuvens nessas regiões, com temperaturas em gradativa elevação. Na madrugada, ainda existe possibilidade de geadas fracas nas Serra Catarinense e no leste do Paraná.