Topo

Frente fria derruba temperaturas e traz chuvas fortes ao Centro-Sul

Do UOL, em São Paulo

17/05/2013 11h31

A presença de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Centro-Sul do país nesta sexta-feira (17), com máximas que não devem passar dos 20 graus Celsius, informa o CPTec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A madrugada no Sul brasileiro foi marcada pelas temperaturas negativas, com registro de geada em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ainda pela manhã, das 36 estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Rio Grande do Sul, apenas uma registrava temperatura acima dos 10 graus Celsius.

Segundo o CPTec, a frente fria do Sul está subindo em direção ao Rio de Janeiro e à ponta do Espírito Santo e deve ser deslocada para o mar, o que pode elevar as temperaturas mínimas na região já no fim de  semana.

No entanto, o deslocamento da massa polar vai causar uma área de instabilidade nessa grande área do país. O tempo vai ficar fechado no fim de semana, com chuvas fortes na região Sul, do leste do Paraná ao Rio e na faixa litorânea entre Sergipe e Pernambuco.  No interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Mato Grosso do Sul só devem ocorrer chuvas rápidas e isoladas.

Pancadas de chuva fortes também devem atingir o extremo Norte do país, do Acre ao norte do Maranhão.  O CPTec afirma que, a partir da tarde de hoje, há risco de raios e ventanias – o que pode causar impactos à população das áreas atingidas. No resto do país, haverá predomínio de Sol.

A instabilidade causada pela passagem da frente fria também vai agitar o mar. Há previsão de ressaca intensa entre a tarde de hoje e a manhã deste sábado (18) desde o litoral do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro.