Topo

Temperatura na capital do Acre cai 21ºC nesta terça-feira

Ana Paula Batalha

Do UOL, no Acre

23/07/2013 18h19

A temperatura em Rio Branco (AC) despencou de 34ºC na noite de ontem (22) para 13ºC nesta terça-feira (23). De acordo com o Clima Tempo e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a temperatura deve continuar caindo até a próxima sexta-feira (26) com mínima de 14ºC.

Os acrianos tiveram uma brusca mudança de temperatura e muitos não se prepararam para o fenômeno chamado de friagem. A sensação térmica nesta terça-feira está de 7°C, de acordo com o meteorologista Davi Friale. Ele diz que essa frente fria é uma das maiores dos últimos 15 anos no Estado.

VOCÊ MANDA PARA O UOL

  • Rodrigo Philipps/Agência RBS

    Envie fotos do frio e da neve na sua cidade

Na fronteira do Brasil com a Bolívia e Peru, nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil e Brasileia, a mínima amanhã (24) pode ficar em torno de 7ºC, com sensação térmica de zero. 

A aposentada Raimunda da Costa, 58 anos, moradora de Rio Branco, capital do Acre, diz nunca ter sentido tanto frio. Coberta com duas fortes camisas, diz se lembrar da década de 80 quando o Estado ainda registrava baixas temperaturas. “Tem muito tempo que a gente não vivia uma friagem dessa. Nem capa para esse tipo de frio eu tinha mais. Precisei comprar hoje para mim e os netos. Nem acreditava nesse frio”, comentou.

Com um leve cobertor em um dos bancos da praça entre a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e o Palácio do Governo, um morador de rua tenta se aquecer do frio.O governo do Estado ainda não sinalizou ajuda para doações de agasalhos e cobertores às pessoas carentes.

No sábado (27), a massa de ar frio começa a perder força e o calor volta a predominar. Segundo Davi Friale, depois da frente fria, a umidade relativa do ar cai e pode ficar abaixo de 30%. “Por um longo período, não teremos previsão de chuva”, relata.