Topo

Chocante! Mudanças climáticas levam ursos polares a se alimentar de golfinhos

Urso polar se alimenta de um golfinho no fiorde Raudfjorden, na Noruega - Samuel Blanc/ AFP
Urso polar se alimenta de um golfinho no fiorde Raudfjorden, na Noruega Imagem: Samuel Blanc/ AFP

Em Oslo

12/06/2015 10h46

Pela primeira vez ursos polares foram vistos se alimentando de golfinhos no Ártico, algo que pode ser uma consequência direta das mudanças climáticas, segundo os cientistas.

Durante pesquisas no arquipélago norueguês de Svalbard (Spitzberg), cujos resultados acabam de ser publicados na revista Polar Research, Jon Aars, especialista em ursos polares do Instituto Polar Norueguês, observou e fotografou em abril de 2014 um urso se alimentando de golfinhos de focinho branco.

Estes cetáceos normalmente não fazem parte da alimentação dos ursos polares, que costumam se alimentar principalmente de focas.

"É possível que apareçam novas espécies na alimentação dos ursos como consequência das mudanças climáticas, já que novas espécies começam a se deslocar ao norte", disse Aars.

Embora esta espécie de golfinho frequente estas águas setentrionais durante o verão quando o gelo marinho se desfaz, é mais raro que seja vista no inverno ou na primavera, épocas em que o mar geralmente está coberto de gelo.

No entanto, segundo os pesquisadores noruegueses, o progressivo degelo durante o inverno na região nos últimos anos pode ter atraído os golfinhos, presos com o aparecimento repentino de gelo em abril.

Segundo Aars, o urso provavelmente capturou os golfinhos quando eles saíram à superfície para respirar através de um pequeno buraco no gelo. "Mesmo que tenham visto o urso, os golfinhos não tinham outra opção", acrescenta.

O urso, um macho velho visivelmente faminto, devorou um dos cetáceos e enterrou outro sob a neve, outro fenômeno visto poucas vezes.

"Acreditamos que tentou cobrir o golfinho de neve com a esperança de que outros ursos, raposas ou pássaros não o encontrassem, para assim poder comê-lo um ou dois dias depois, após ter digerido o primeiro", explicou Aars.

Depois destas primeiras observações, foram vistos outros cinco casos de golfinhos presos ou capturados e comidos por ursos polares, acrescentou.

"Não acredito que seja algo revelador ou uma mudança radical" na alimentação do carnívoro, estimou o cientista. "É apenas que o urso polar está entrando em contato com espécies que até agora não tinha o hábito de comer".

No alto da cadeia alimentar, o urso polar é um predador oportunista que também pode se alimentar de pequenas baleias, como a baleia branca ou a narval, dependendo da ocasião.