Topo

Golfinho morre após ser tocado por turistas em busca de foto na Espanha

Golfinho morreu após ser retirado da água de praia da Espanha por turistas - Reprodução/Facebook
Golfinho morreu após ser retirado da água de praia da Espanha por turistas Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

16/08/2017 13h29

Um pequeno golfinho encalhando em uma praia em Mojácar, Almeria (Espanha), morreu por estresse e sofrimento na última sexta-feira (11). Segundo um órgão espanhol de resgate e preservação da fauna marinha, o animal não resistiu ao assédio dos turistas, que o tiraram da água e o tocaram na tentativa de tirar fotos.

O golfinho ficou preso na areia de uma praia lotada de turistas, após se perder da mãe. A sua presença chamou atenção de diversos banhistas, que passaram a cercá-lo na tentativa de registrar o momento através de fotos. A Equinac, entidade que atua em defesa da fauna marinha, explicou em sua página no Facebook que a equipe de salva-vidas da praia não conseguiu conter a multidão.

"Um indivíduo acabou por poder atravessar a multidão e alcançar a criatura, mas já era muito tarde. Talvez não seríamos capazes de salvá-la, mas nós teríamos tentado", escreveu a instituição, que fez questão de criticar os banhistas.

"Parece que muitas pessoas são incapazes de respeitar uma criatura que se viu sozinha e assustada e estava morrendo de fome. A única coisa que eles queriam fazer era tocá-lo e tirar fotos, apesar do sofrimento do animal".

O Partido da Espanha contra o Abuso de Animais (PACMA) esclareceu que os cetáceos, ordem à qual os golfinhos fazem parte, são particularmente suscetíveis ao estresse e morrem rapidamente quando expostos a esse tipo de situação.

"Ao tirar fotos e tocá-los, esses animais podem entrar em estado de choque", disse um porta-voz da PACMA ao jornal "El Pais".