Topo

Baleia que encalhou em Arraial do Cabo volta ao mar com ajuda de mutirão

Do UOL, no Rio

22/10/2017 14h44

Uma baleia Jubarte que encalhou na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no litoral do Rio de Janeiro, na noite de sábado (21), conseguiu voltar ao mar na tarde deste domingo (22). A prefeitura, com apoio de órgãos ambientais e de voluntários, mobilizou um mutirão para salvar o animal. Um vídeo divulgado pela prefeitura mostra o momento em que a baleia conseguiu retornar ao mar e a comemoração dos envolvidos no resgate.

Durante a madrugada, com a chegada da maré, equipes realizaram um procedimento para deslocar o corpo da baleia em direção ao mar. A ideia era fazer com que a própria água ajudasse no resgate. No entanto, não houve sucesso. O trabalho foi retomado na manhã de hoje.

Segundo a gestão municipal, o local foi isolado pela Secretaria de Segurança Pública para facilitar a ação dos socorristas. Especialistas recomendaram que turistas e moradores evitassem filmagens com flash, sobretudo à noite, para não provocar estresse na baleia.

Participaram da força-tarefa profissionais da prefeitura e da Guarda Marítima Ambiental, além de biólogos da Marinha, da Petrobras e da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Em sua página oficial no Facebook, a Prefeitura de Arraial do Cabo fez transmissões ao vivo da tentativa de resgate. Foi criada, inclusive, uma hashtag de apoio ao socorro da Jubarte: #forçajuju.