Topo

Pesquisadores descobrem novas espécies em montanha mais alta do Brasil

Pico da Neblina, no Amazonas - Divulgação
Pico da Neblina, no Amazonas Imagem: Divulgação

Da USP

16/04/2018 14h05

Conhecer a biodiversidade em um ponto da Amazônia até então inexplorado pela ciência – este foi o objetivo da expedição ao Pico da Neblina, a montanha mais alta do Brasil, com 2.995,30 metros de altitude. A aventura valeu a pena: os pesquisadores descobriram algumas novas espécies em meio aos exemplares de 700 espécies recolhidas.

"Pipa surinamensis", um anfíbio jamais descrito pela ciência  - USP - USP
"Pipa surinamensis", um anfíbio jamais descrito pela ciência
Imagem: USP

Leia também:

Da direita para a esquerda, de cima para baixo: as novas espécies "Lizard-walking Toad", "Night Sky", "Neblina Pygmy owl" e "Neblina Phyllanthus" - USP - USP
Da direita para a esquerda, de cima para baixo: as novas espécies "Lizard-walking Toad", "Night Sky", "Neblina Pygmy owl" e "Neblina Phyllanthus"
Imagem: USP
O trabalho foi empreendido em novembro do ano passado por dez pesquisadores da USP, com o apoio do Exército brasileiro. Por um mês, nove zoólogos e um botânico coletaram répteis, aves, plantas e mamíferos na mata em torno da localidade de Maturacá, sede de um batalhão de fronteira, e no pico propriamente dito. 

“Quisemos coletar material nessa área para tentar entender as relações e os contatos entre a Amazônia e a floresta atlântica durante os períodos glaciais e interglaciais”, conta Miguel Trefaut Rodrigues, o herpetologista que liderou a expedição.

Espécies de anfíbios agora descritas pela ciência graças à expedição dos pesquisadores da USP - USP - USP
Espécies de anfíbios agora descritas pela ciência graças à expedição dos pesquisadores da USP
Imagem: USP
Para o pesquisador, o conhecimento sobre as espécies que ocupam áreas elevadas e mais frias da Amazônia – razão da escolha da região da floresta onde se situa o Pico da Neblina – permite inferir como as espécies encontradas se comportaram durante épocas de clima frio e de clima quente. “Faremos isso estudando comparativamente a morfologia, a genética e a fisiologia das espécies amostradas”, completa o zoólogo.

Na imagem, o "Myersohyla Chamaleo" - USP - USP
Na imagem, o pequeno "Myersohyla Chamaleo"
Imagem: USP
Os cientistas agora se preparam para divulgar o que descobriram sobre o que trouxeram do ponto mais alto do Brasil e de seus arredores. São informações sobre roedores, répteis, anfíbios, aves e plantas. O Pipa surinamensis é uma das novidades: um anfíbio aparentemente achatado nunca descrito pela ciência. Outro anfíbio, de boca afinada, diferente dos anfíbios tradicionalmente conhecidos, recebeu o nome de "Plump Digger".