Erupção na Guatemala deixa 113 mortos e prejuízo de 219 milhões de dólares

  • Carlos Jasso/Reuters

    Cozinha de uma casa coberta de cinzas após erupção do vulcão de Fogo em Los Lotes, Guatemala

    Cozinha de uma casa coberta de cinzas após erupção do vulcão de Fogo em Los Lotes, Guatemala

A erupção do vulcão de Fogo na Guatemala em 3 de junho, que deixou 113 mortos e 329 desaparecidos, provocou danos e prejuízos para 219 milhões de dólares, segundo relatório do governo e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

O prejuízo estimado foi calculado a partir da avaliação da destruição de "patrimônios", além do impacto "sobre o valor de bens e serviços" que não foram prestados devido a tragédia, explica o documento publicado nesta quarta-feira.

Leia também:

A avaliação da catástrofe foi feita pela Secretaria de Planejamento e Programação da Presidência guatemalteca com apoio da Cepal, organismo da ONU.

O relatório avaliou a população afetada, lojas, educação, saúde, transporte, água e saneamento, eletricidade, agricultura, turismo, comércio, agroindústria e meio-ambiente.

Também foram contabilizados "custos adicionais" do governo para atender à emergência.

"Em termos relativos podemos dizer que o valor dos efeitos do desastre equivale a 0,3% do PIB corrente do país em 2017", destacou o estudo.

"Embora o impacto macroeconômico é relativamente pequeno, isso não quer dizer que não haja um aumento de pobreza pela perda de salários e outras receitas entre as famílias afetadas pela erupção", alerta o estudo.

O vulcão de Fogo, de 3.763 metros de altura e localizado a 35 km a sudoeste da capital, provocou há mais um mês uma potente erupção, seguida de uma avalanche de fluxos piroclásticos (uma mistura de rochas, gases e cinzas) que soterrou a comunidade San Miguel Los Lotes, na cidade de Escuintla, no sul, e afetou as aldeias vizinhas.

A catástrofe deixou 113 mortos e 329 desaparecidos e, embora a busca oficial tenha sido concluída, alguns vizinhos continuam entrando na região devastada para buscar seus parentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos