PUBLICIDADE
Topo

Meio Ambiente

Adolescente incendeia árvore mais antiga de província ao tentar fazer mate

Adolescente incendeia árvore mais antiga de província ao tentar fazer mate - reprodução/Canal 12/Clarín
Adolescente incendeia árvore mais antiga de província ao tentar fazer mate Imagem: reprodução/Canal 12/Clarín

Do UOL, em São Paulo

24/09/2019 16h18

Um adolescente de 16 anos tentou ferver água em uma garrafa de plástico para fazer um mate (infusão típica de alguns países da América do Sul) e acabou colocando fogo em uma das árvores mais antigas da região de Misiones, província da Argentina.

A árvore em questão é chamada de "Grapia Milenaria", tem 30 metros de altura e 10 de diâmetro, e foi quase totalmente incendiada. De acordo com o policial José Márquez da Silva, o garoto declarou às autoridades que estava sozinho no momento do incidente e se assustou com o fogo.

"O menor fez fogo para esquentar água em uma garrafa de plástico. Foi o vento que originou o incêndio. O jovem se assustou e se foi com sua bicicleta. Quando os bombeiros chegaram, já era tarde: a Grapia ficou 80% queimada", contou ao "Canal 12".

De acordo com José Márquez, esta é a única árvore do tipo em toda a província. "É um marco da história do nosso povo, estamos muito consternados. Pedimos aos profissionais de ecologia que analisem se é possível resgatá-la. Tomara que possamos salvar as raízes", lamentou.

O governador de Misiones, Hugo Passalacqua, se pronunciou pelo Twitter. "A Grapia Milenaria é uma lenda viva de nosso querido monte. Que esta irrecuperável perda sirva para nos dar mais consciência de que o meio ambiente é um tesouro que temos de honrar para as gerações futuras."

Meio Ambiente