Petrobras: mancha de petróleo no NE indica que algo extraordinário ocorreu
Pelo volume de petróleo coletado em praias do Nordeste, de mais de 500 barris, algo extraordinário aconteceu na costa brasileira, maior do que a simples lavagem de um tanque de algum navio, conforme alguns chegaram a especular sobre a origem da mancha de óleo, disse o presidente da Petrobras a jornalistas nesta terça-feira.
"Cento e trinta e três toneladas - são aproximadamente mais de 500 barris de petróleo, o que indica que não é simplesmente a lavagem de um tanque de navio. Alguma coisa extraordinária aconteceu, que não sabemos o que é, nem cabe à Petrobras a investigação. Temos outros órgãos, PF (Polícia Federal), Marinha, que têm essas atribuições. Petrobras somente explora e produz petróleo", disse Roberto Castello Branco, em Brasília.
Questionado sobre reportagens que apontaram, com base em análises da Petrobras, que a origem do petróleo seria na Venezuela, Castello Branco afirmou que o "relatório é reservado, confidencial da Petrobras para o Ibama".
"Eu não tenho autorização para divulgar. Há uma instituição de Estado", comentou.
O Ibama atualizou na noite desta terça-feira o número de locais afetados pelo petróleo no nordeste. Agora já são 62 municípios e 138 praias afetadas. Dezesseis animais encontrados oleados. A Marinha também informou que 1.583 militares, cinco navios, um helicóptero, embarcações e carros de capitanias dos portos dos estados estão envolvidos em ações de investigação das manchas na costa do nordeste.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.