Topo

Esse conteúdo é antigo

Centenas de peixes amanhecem mortos em rio de SP; Cetesb investiga causa

Peixes que amanheceram mortos em rio na cidade de Sales, em SP - Divulgação
Peixes que amanheceram mortos em rio na cidade de Sales, em SP Imagem: Divulgação

Daniel César

Colaboração ao UOL, em Pereira Barreto (SP)

13/02/2021 11h09

Centenas de peixes apareceram mortos na manhã de ontem na cidade de Sales, que fica no interior de São Paulo, às margens do rio Cervinho, que corta o município de pouco mais de 6 mil habitantes

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) afirmou que irá investigar se houve dano ambiental criminoso ou se o caso ocorreu por conta de alguma mutação natural.

Técnicos da companhia coletaram amostras dos animais mortos e da água do rio e verificaram que o teor de oxigênio dissolvido estava muito mais baixo que o normal, Eles afirmam, no entanto, que é preciso uma avaliação mais aprofundada sobre o caso.

A morte em massa dos animais aconteceu um dia depois de uma empresa ter pulverizado um canavial, nas redondezas do rio, por meio de um avião de pequeno porte. A Cetesb não confirma se a ação teve relação com as mortes.

Para retirar os peixes, a Prefeitura de Sales determinou a utilização de uma pá carregadeira e o trabalho foi acompanhado pela Polícia Ambiental. Por determinação da Cetesb, os peixes ficarão guardados até que um laudo determine a causa da morte.