Topo

Incêndio na Serra da Estrela é reativado e pode se expandir

16/08/2022 17h22

Lisboa, 16 ago (EFE).- O incêndio que devastou mais de 14 mil hectares na semana passada na Serra da Estrela, em Portugal, foi reativado nas últimas horas e pode se alastrar ainda mais, apesar das tentativas de extinção por parte das autoridades, que consideravam que ele estivesse sob controle desde o último sábado.

"Neste momento está ativo. É um incêndio bastante dividido, com grande potencial para novas aberturas", informou o comandante nacional da Proteção Civil portuguesa, André Fernandes, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

De acordo com ele, o combate às chamas é "complexo" devido à área em que elas se encontram.

Há também um clima "desfavorável", com vento e temperaturas elevadas e solo muito seco.

Fernandes informou que desde o início do incêndio, no último dia 6, 19 pessoas se feriram levemente e três de forma graves, sendo esses últimos bombeiros que sofreram um acidente na última quinta-feira, mas "nenhum dos três corre risco de morte".

Da mesma forma, 25 pessoas foram atendidas nas operações e 45 pessoas foram evacuadas nas últimas horas devido ao incêndio, que afetou a maior área protegida de florestas de Portugal.

Quando a Proteção Civil considerou que tinha controlado o incêndio, 14.757 hectares já tinham sido afetados, segundo dados provisórios. EFE