Os obscuros Outros assumem o comando de 'Lost'

William Keck
Em Oahu, Havaí

Quem são Os Outros e o que eles querem com Jack?

Esta é um dos conflitos em "Lost" no momento em que a série de sucesso da rede "ABC", com média de 15 milhões de espectadores por semana, voltar em 4 de outubro (às 21 horas), nos Estados Unidos, para a terceira temporada de mistério e aventura na ilha.

Divulgação 
Jack (Matthew Fox) passará grande parte de seu tempo sob controle dos "Outros" na ilha

Naquele dia agradável de agosto, o astro Matthew Fox (Jack) estava sentado em seu trailer, tendo acabado de rodar uma cena emocionalmente extenuante no episódio de estréia da temporada, outro flashback pré-queda do avião com a personagem de sua ex-esposa, Sarah (Julie Bowen).

A primeira metade da semana de Fox foi gasta rodando cenas na ilha, sendo preso como um rato pelos Outros, a traiçoeira tribo até o momento retratada como caipiras sujos, descalços e altamente armados. Ele passará grande parte de seu tempo sob controle dos Outros antes da série sofrer uma pausa após o "gancho" de 8 de novembro, voltando então apenas em fevereiro.

Apesar do frágil estado mental do personagem, Fox, 40 anos, conseguiu abrir um sorriso. Exibindo uma barba por fazer que pretendia deixar crescer enquanto seu personagem permanecesse em cativeiro, Fox disse: "Eu honestamente acho que será o melhor de todos os anos. Eu posso dizer pela forma como os produtores estão conversando sobre o que acontecerá ao longo do ano, com a série fazendo muitas coisas que ainda não fez.

"E, filosoficamente, tocará em alguns temas legais."

Após passar grande parte da última temporada em um abrigo sombrio apertando um botão para evitar um cataclisma, Jack agora verá seus botões serem apertados pelos Outros. "Os Outros querem algo específico de Jack", disse Fox, acrescentando que seu personagem estará à beira de enlouquecer. "Jack é uma pessoa obcecada pela necessidade de controlar as situações e, de repente, é outra pessoa que está apertando os botões."

A situação será um desafio para todos os sobreviventes do acidente aéreo que foram capturados, disse o produtor executivo Carlton Cuse. "Cada um dos personagens tem sua própria experiência em cativeiro. Eles precisam recomeçar suas vidas em uma nova sociedade. Jack não sabe onde está ou o que aconteceu com Kate (Evangeline Lilly) e Sawyer (Josh Holloway). Ele nem mesmo sabe se estão vivos."

Ao longo de toda a segunda temporada, os rostos sujos dos Outros começaram a se revelar em meio à densa floresta.

Mas pistas ao longo do caminho, como a descoberta por Kate de barbas falsas, fantasias e maquiagem em um armário, indicavam que eles não eram exatamente o que pareciam.

Michael Emerson interpreta o astucioso Outro que assumiu a identidade de Henry Gale, enquanto provocava Jack e Locke (Terry O'Quinn) como prisioneiro deles na última temporada. Agora um personagem regular, Emerson diz aos espectadores para prestarem atenção no que seu personagem disse a Michael (Harold Perrineau) no final da temporada: "Nós somos os mocinhos". "Ele não apenas acredita nisto, mas provavelmente é verdade", disse Emerson.

Vestidos para o sucesso

Para a estréia da temporada, os Outros revelarão sua nova moda outono. E não espere que vivam no que os produtores apelidaram de "Yurtville" -a comunidade primitiva de tendas de pele onde Michael se reencontrou com Walt e que foi descoberta abandonada por Sayid (Naveen Andrews) no episódio final.

"Os espectadores conhecerão um novo ambiente civilizado, surpreendente.
Parece que estamos na ilha há muito, muito tempo", provoca Emerson.

Quando se trata de revelar informações específicas sobre a trama, o elenco e os produtores se tornam evasivos. Eles esperam recriar o momento de espanto obtido no episódio inicial da última temporada, quando o conteúdo da escotilha da ilha foi revelado: um homem, Desmond, estava vivendo em um apartamento subterrâneo equipado. "Nós realmente achamos que os primeiros cinco minutos da terceira temporada vão enlouquecer as pessoas", disse Cuse. "Eu acho que criamos algo que é envolvente e surpreendente."

Holloway acrescentou: "É espantoso. É épico. (...) Eles estão usando parte de um cenário existente e acrescentando a ele. A localização é tão isolada que dá a sensação de isolamento, que é a magia da série".

À medida que a temporada prosseguir, flashbacks da ilha fornecerão aos
espectadores mais informações sobre as ações dos Outros desde a queda do Vôo 815. "Uma das coisas que estamos explorando neste ano é como tendemos a rotular pessoas na sociedade sobre as quais nada sabemos", disse Cuse. "Nós começaremos a ver como o mundo se parece segundo o ponto de vista dos Outros e qual pode ser o ponto de vista deles sobre nosso pessoal."

Fox disse: "Por duas temporadas, o público e estes personagem vilificaram estes misteriosos Outros. Em uma guinada de 180 graus de perspectiva nós passaremos a ver a situação pelo ponto de vista deles".

Humanidade e amor?

Emerson, que faz cenas no episódio inicial com a Kate de Lilly, disse que Henry será mais humanizado ao revelar seu verdadeiro nome (um nome que "eu nunca teria escolhido", ele disse). E estará envolvido em uma espécie de romance. Na verdade, ele disse, "temas de sedução e rejeição predominarão neste ano".

Pode não ser coincidência o fato de Jack, Sawyer e Kate, os integrantes de um dos principais triângulos amorosos da TV, terem ido parar na lista de procurados dos Outros. "A história de amor faz parte disto", disse Cuse. "Os Outros têm observado nossos personagens e (os três) ficarão bem surpresos ao descobrir isto."

Mas o triângulo amoroso, que teve início quase desde o início da série,
ruirá quando Kate escolher entre Sawyer e Jack e este conhecer a misteriosa Juliet (Elizabeth Mitchell).

Como muita coisa em "Lost", o nome da nova personagem não é coincidência. A Julieta de Shakespeare, uma das maiores figuras românticas da literatura, se apaixona pelo belo membro do clã oposto.

Já preparando uma longa estadia para Juliet, Cuse disse, "será realmente envolvente quando assistirmos o primeiro flashback dela e descobrirmos quem ela era fora da ilha".

Apesar de Fox reconhecer que Jack ainda nutre sentimentos tanto por Kate ("em um nível profundo") e pela ex-esposa Sarah ("o assunto não resolvido com Sarah será abordado"), ele quer saber se a relação de Jack e Juliet evoluirá para uma grande história de amor.

"As circunstâncias em que estas pessoas se conhecem estão longe de ser
românticas", ele disse. "Mas o que ela traz ao mundo de Jack cria uma
vibração interessante."

Ávido para voltar à sua família real na ilha - a esposa Margherita, sua filha de 9 anos, Kyle, e o filho de 4, Byron - Fox deixa seu trailer, agradecido por seu próprio cativeiro ter acabado por mais um dia. Mas ele é imediatamente interceptado por um assistente de produção que lhe entrega um envelope lacrado com o próximo roteiro confidencial de "Lost". Batendo no envelope, o travesso Fox olha por sobre seu ombro e provoca: "Você gostaria de ver isto, não é?" George El Khouri Andolfato

UOL Cursos Online

Todos os cursos