Alckmin confirma Ana Amélia como vice: "competente, dedicada e mulher"

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    11.mai.2016 - A senadora Ana Amélia (PP-RS)

    11.mai.2016 - A senadora Ana Amélia (PP-RS)

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, confirmou nesta quinta-feira (2) que a senadora Ana Amélia (PP-RS) será candidata a vice em sua chapa. À tarde, a parlamentar já havia anunciado que tinha aceitado o convite para a função e que aguardava apenas uma decisão final do tucano.

Em entrevista ao programa Central das Eleições, da GloboNews, Alckmin teceu uma série de elogios à senadora e destacou o fato de ela ser mulher.

"Uma pessoa extremamente competente, dedicada e é mulher. "Quanto mais a mulher participar da política brasileira, mais ganha a sociedade brasileira", afirmou o ex-governador de São Paulo.

Alckmin, que será oficializado como candidato do PSDB em convenção nacional no sábado (4), declarou que os partidos que compõem o "centrão" - DEM, PP, PR, PRB e SD - apresentaram sugestões e delegaram a ele a decisão final sobre quem ficaria com a vice na chapa.

"Delegaram a escolha a nós e é uma escolha muito boa, estamos extremamente felizes", declarou.

O nome de Ana Amélia começou a ser cogitado como vice de Alckmin há uma semana. Inicialmente, ela disse que não havia sido convidada e que preferia tentar a reeleição no Senado. Há três dias, voltou a rejeitar o posto, dizendo conhecer as próprias "limitações" e afirmando que não gostaria de dar um "passo maior que a perna".

Ana Amélia nasceu em Lagoa Vermelha (RS), tem 73 anos, é formada em Comunicação Social, trabalhou por 40 anos como jornalista e foi eleita para o Senado em 2010.

Antes de convidar a senadora gaúcha, Alckmin tinha tentado ter em sua chapa o empresário Josué Gomes (PR-MG), filho do ex-vice-presidente dos governos Lula, José Alencar. Alegando "motivos pessoais", Josué, que também foi sondado pelo PT, rejeitou o convite.

Líderes nas pesquisas ainda não têm vice

Também nesta quinta-feira, a Rede anunciou que o ex-deputado Eduardo Jorge, do PV, será o vice na chapa de Marina Silva.

Entre os candidatos que já indicaram quem irá compor a chapa como vice, além de Alckmin e Marina, estão: Alvaro Dias (PODE), que estará com Paulo Rabello de Castro (PSC); Guilherme Boulos (PSOL), que fará dupla com a correligionária Sônia Guajajara; Vera Lúcia, do PSTU, que também terá uma chapa "puro sangue", com Hertz Dias; e João Amoêdo, do NOVO, que anunciou Christian Lohbauer, também filiado à sigla, como seu vice.

Líder e vice-líder das principais pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ainda não definiram seus parceiros de chapa. Ciro Gomes (PDT-CE), que completa a lista dos seis primeiros colocados do último Datafolha com Lula, Bolsonaro, Marina, Alckmin e Alvaro Dias, também ainda não anunciou seu vice.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos