Marcha pró-Lula reúne 10 mil pessoas para registro de candidatura

Bernardo Barbosa e Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

Milhares de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília, na tarde desta quarta-feira (15) para acompanhar o pedido de registro de candidatura do petista.

Entraram no prédio do TSE para fazer o registro a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), a deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), a presidente do PCdoB, Luciana Santos, o deputado Zeca Dirceu e advogados do partido. O registro foi protocolado por volta das 17h30.

A PM (Polícia Militar) do Distrito Federal estimou em 10 mil o número de manifestantes. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que organizou a marcha, informou que havia cerca de 30 mil pessoas na passeata.

  • 52097
  • true
  • http://noticias.uol.com.br/enquetes/2018/08/15/para-voce-a-justica-eleitoral-deve-barrar-ou-liberar-a-candidatura-de-lula.js

Os militantes caminharam pela Esplanada dos Ministérios até chegar ao tribunal, onde o PT fez o registro de Lula nas últimas horas do prazo previsto em lei -- 19h de hoje.

Leia também:

A marcha correu de forma tranquila, com os manifestantes gritando palavras de ordem em defesa da liberdade de Lula e de sua candidatura. A exceção ficou por conta de pessoas com o rosto coberto por lenços, que picharam a parede de um viaduto com frases como "Lula livre", "Lula inocente", "reforma agrária" e "Marielle vive".

Em greve de fome, homem é carregado em rede na marcha

Os participantes do ato carregam inúmeras faixas pedindo a liberdade de Lula, além de bandeiras do Brasil, do PT, do PCdoB e de movimentos sociais. Já há cartazes que reúnem fotos de Lula; Fernando Haddad, vice na chapa petista e que deve assumi-la caso o ex-presidente seja impedido de concorrer; e Manuela D'Ávila, que vai assumir a vice quando houver uma decisão da Justiça sobre a candidatura de Lula.

Evaristo Sá/AFP
Manifestantes chegam ao TSE para pedir registro de candidatura de Lula

A segurança foi reforçada no trajeto do protesto. Segundo a PM, 1.200 policiais acompanham o ato. Oficiais da Força Nacional foram postados nos prédios dos ministérios, que também estavam cercados com grades.

No TSE, além das grades, há cerca de 20 veículos da PM, entre eles um blindado do Batalhão de Choque.

Um trio elétrico foi instalado nas imediações do prédio do tribunal para discursos de aliados de Lula. São esperadas falas de Haddad, Manuela e da presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, entre outros.

Gustavo Maia/UOL
Enquanto manifestantes marcham, parlamentares do PT e do PCdoB discursam de um trio elétrico

À frente marcha, os ativistas exibiam uma faixa que diz que "Lula está preso injustamente".

Entre os governadores, estão presentes os da Bahia, Rui Costa (PT); de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT);  do Piauí, Wellington Dias (PT); do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); e do Ceará, Camilo Santana (PT).  A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) participa do ato.

Lula está preso há mais de quatro meses por causa da condenação em segunda instância no caso do tríplex, da Operação Lava Jato. Sua defesa afirma que não há provas dos crimes imputados ao ex-presidente e recorre da sentença.

Mesmo preso e potencialmente inelegível, Lula lidera os cenários das pesquisas de intenção de voto em que seu nome é apresentado aos entrevistados. Sem Lula, o líder é Jair Bolsonaro (PSL).

Gustavo Maia/UOL
Marcha saiu da região central de Brasília rumo ao TSE

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos