Após novo Datafolha, Haddad comemora e Alckmin pede voto útil contra PT

Diogo Max

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Montagem BOL - Myke Sena/Framephoto/Estadão Conteúdo e Lucas Lima/UOL

    Bolsonaro lidera o Datafolha, seguido por Ciro, Haddad, Marina e Alckmin

    Bolsonaro lidera o Datafolha, seguido por Ciro, Haddad, Marina e Alckmin

A nova pesquisa Datafolha, que mostrou na noite desta sexta-feira o crescimento do candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, foi comemorada pelo ex-prefeito da cidade de São Paulo. Antes de entrar na entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, ele tuitou: "Vamos juntos vencer essa eleição!"

Para a presidente do PT e candidata à deputada federal, Glesi Hoffmann, a pesquisa "confirma o reconhecimento do legado de Lula e do PT, e o acerto da indicação".

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aproveitou a divulgação do resultado do Datafolha para apostar na campanha pelo voto útil. "Eu sou o único que impede o PT e seus adoradores de voltarem ao poder", afirmou o ex-governador do estado de São Paulo.

"Venço Haddad por 8 pontos no cenário de segundo turno. E também o Bolsonaro, por 4 pontos. Esse é o caminho certo para evitar o retrocesso", escreveu o tucano pelo Twitter.


Marina vê pesquisa como "momento"

Após cair três pontos percentuais e ter a maior queda na comparação com o Datafolha anterior, a candidata Marina Silva (Rede) afirmou em nota que recebe "a pesquisa como retrato momentâneo das candidaturas em disputa numa eleição que é a mais incerta de nossa história recente".

Ela disse também que continuará "uma candidatura capaz de fazer um governo de transição e ficha limpa, encerrar o ciclo de polarização e ódio que assola o país e reconduzir nossa economia ao caminho do crescimento, com sustentabilidade, ética e competência".

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera o Datafolha com 26% das intenções de voto. Ele está internado no Hospital Albert Einsten, em São Paulo, recuperando-se de duas cirurgias a que foi submetido após ser esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro.

O levantamento do Datafolha foi realizado nesta quinta (13) e sexta-feira (14) com 2.820 eleitores de 187 municípios brasileiros. A pesquisa foi contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) como BR-05596/2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos