PEC das Domésticas causou desemprego, diz Bolsonaro em direito de reposta

DO UOL, em São Paulo

Dono de apenas oito segundos no horário eleitoral, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) teve mais de um minuto na propaganda de rádio de Geraldo Alckmin (PSDB) nesta terça-feira (18) como direito de resposta concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Em seu tempo de resposta, Bolsonaro afirmou que "muitos perderam empregos com a PEC das Domésticas" e que "o Brasil quer a verdade, o velho jeito de fazer política trouxe a crise".

No início do mês, a campanha do tucano usou fala de Bolsonaro sobre a PEC das Domésticas ao Jornal Nacional, da "TV Globo" para indicar que Bolsonaro é 'contra pobre'. Segundo os advogados do candidato do PSL, a propaganda de Alckmin "exibiu fala fora do contexto, utilizando montagem e trucagem, a fim de modificar o sentido das palavras".

A campanha do PSDB mostrou o seguinte trecho da entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional: "Eu sou o único a votar contra [PEC das Domésticas], em dois turnos."

Depois, o locutor dizia: "Se dependesse do Bolsonaro, as domésticas, você querida, ia ficar até hoje sem carteira assinada sem décimo terceiro, sem férias, sem direito nenhum. Ô Bolsonaro, escuta, vem cá, o que você tem contra pobre hein? O que você tem contra pobre? E ainda quer ser presidente. Vai vendo.".

Segundo a decisão do ministro Luis Felipe Salomão, do TSE, "a propaganda gratuita veiculada em rádio, ao ser publicada fora do real contexto da resposta concedida pelo representante em entrevista, ultrapassou a esfera da mera crítica política, espraiando-se em verdadeira divulgação de fato distorcido, perceptível de plano".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos