Não quero que os outros ganhem: eleitores desiludidos votam por eliminação

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

topo-candidatos-eliminação
Imagem: Arte/UOL

"Eu não quero que os outros ganhem." Eduardo*, 36, é um dos eleitores que usaram o critério de eliminação para definir um candidato nessas eleições presidenciais. Não se trata de um voto afirmativo (eu quero este político), mas negativo (não quero nenhum dos outros, voto em quem "sobrou"). "Lula e Haddad nem pensar, Alckmin não mudaria nada, Amoedo não se encaixa no atual cenário político. E o resto das opções nem dá para cogitar. Então vou votar no Bolsonaro, que vejo como menos ruim", explicou.

Em alguns casos o "não" coincide com o voto útil --quando o eleitor abre mão de sua principal opção e vota em outra para evitar um "mal maior"--, mas muitas vezes esse voto por eliminação não chega a ser tão estratégico. Ele simplesmente vai para quem desagrada menos, mesmo que não exista chance de essa pessoa ganhar. Sua eventual vitória também não implicará em comemorações, pois não representa exatamente o desejo do eleitor.

Foi assim que Everton Camargo, 38, definiu seu candidato nessas eleições: "Foi por eliminação, totalmente por eliminação. Uma busca pelo menos ruim. Não que eu realmente acredite [no candidato], mas tenho menos evidências negativas sobre ele". Camargo afirma que esse também foi o procedimento nos dois últimos pleitos, considerando que está desacreditado em relação à política brasileira.

Como são pequenas as chances de seu (não) candidato chegar ao segundo turno em 2018, no final de outubro ele deve então apostar no voto útil, escolhendo quem possa derrotar aquele que considera a pior opção.

"Essa é uma teoria política trabalhada desde Maquiavel [autor de 'O Príncipe']: a eliminação leva até aquele que se considera o menos ruim. Isso já acontecia, mas fica mais evidente em um momento de crise como agora, em que há uma elevada descrença na política e nos políticos. O eleitor não se identifica com as opções disponíveis, mas sabe que é importante votar e acaba optando pelo menos ruim", afirma o cientista político Aldo Fornazieri, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. "Na política não existe bom e ótimo. Você sempre vai lidar com alternativas escassas."

O voto por eliminação é muito consciente e altamente racional. Já o voto positivo é mais emocional e muitas vezes um autoengano: o eleitor se ilude por aquela ideologia
Aldo Fornazieri, cientista político

Segundo turno no primeiro turno

O cientista político José Álvaro Moisés, professor da USP (Universidade de São Paulo) observa que, neste momento de acirramento político, os brasileiros parecem ter puxado o voto útil do segundo para o primeiro turno. "Mesmo neste primeiro momento, muita gente avalia seu voto sem considerar o candidato de preferência, mas tentando evitar aquilo que considera um mal maior", diz. Isso se explica pelo cenário de polarização que vem se formando, representado por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT).

Os dois candidatos estão na frente nas pesquisas de intenção de voto: Bolsonaro com 28% e Haddad com 16%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20). E também se destacam no quesito rejeição: 43% e 29%, respectivamente, considerando o mesmo levantamento (Marina Silva, da Rede, tem 32%).

A então candidata Dilma Rousseff (PT) fechou o primeiro turno das eleições presidenciais de 2014 com 44% das intenções de voto e 32% de rejeição, de acordo com o Datafolha. No segundo turno, em estudo desse mesmo instituto, ela tinha 52% das intenções de voto e 38% de rejeição, contra 48% e 41%, respectivamente, do candidato Aécio Neves (PSDB).

Se as previsões se confirmarem para o segundo turno, continua Moisés, parte dos eleitores se verá realmente sem opção. "As pessoas não querem ficar sem alternativa e estão pensando em maneiras para evitar isso. Cogitando, por exemplo, a formação de uma frente centro-democrática para evitar os dois extremos. Muitos não querem nem Bolsonaro nem o PT. No momento, é impossível saber o que esse embate vai significar: se os eleitores insatisfeitos vão fazer o voto útil, deixar de votar, votar branco ou nulo", afirma Moisés.

''Faz parte do jogo''

Em meio a incertezas, os candidatos fazem uso de argumentos para desclassificar seus oponentes, apostando que podem ser escolhidos pelos já insatisfeitos como alguém "menos ruim" --voto é voto, independentemente da motivação.

É o que faz a campanha de Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo, ao comparar Bolsonaro com um homem em relacionamento abusivo: "Quem não respeita as mulheres não merece seu respeito", diz o vídeo. Ou o que fez o presidenciável do PSL, em vídeo no hospital onde está internado, dizendo que Haddad presidente assinaria o indulto de Lula. A ideia, aqui, é ganhar ao eliminar o outro.

"As campanhas eleitorais têm muita astúcia e ardil. Isso tudo é legítimo, do jogo da eleição", conclui Fornazieri.

*O sobrenome foi emitido para preservar a identidade do entrevistado

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos