Ibope: 28% podem mudar de voto para evitar vitória de outro candidato

Luiz Alberto Gomes

Do UOL, em São Paulo

Segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 28% dos eleitores dizem que podem mudar de voto para evitar que um candidato que não gostam ganhe a eleição para a Presidência da República. 

A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (26) e mostra Jair Bolsonaro (PSL) na liderança, com 27% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) fica com 21%, e Ciro Gomes (PDT) aparece com 12%. 

No cenário onde o eleitor muda de candidato para evitar a vitória de outro nome que não gosta, a probabilidade de troca de voto é muito alta entre 14% dos eleitores e alta em outros 14%. Já 48% dos eleitores dizem que a chance de mudar de voto para evitar um candidato que não agrada é baixa ou muito baixa.

Os eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro são os mais propensos a mudar de voto, segundo o levantamento. Entre quem deseja votar no tucano, 36% podem mudar de escolha. Já entre quem votaria em Ciro, o número soma 35%.

Em segundo na corrida eleitoral, Haddad pode perder até 31% dos eleitores por esse motivo. Entre eleitores de Marina Silva (Rede), o percentual chega a 28%. Líder, Bolsonaro tem o eleitorado mais fiel nesse quesito, com apenas 22% dizendo que a chance de mudar escolha é muito alta ou alta.

Mudança de voto de olho em vitória

Perguntados sobre a possibilidade de mudar o voto para um candidato com mais chances de vitória, 16% disseram que a chance é muito alta ou alta de isso acontecer. Por outro lado, 60% consideram baixo ou muito baixo o cenário onde poderiam mudar de candidato.

Hoje em empate técnico com Alckmin e disputando o eleitorado de esquerda com Haddad, Ciro é o que tem seus votos mais ameaçados nesse cenário, com 25% admitindo que podem escolher outro nome. Já 19% dos eleitores de Marina podem fazer o mesmo movimento.

Entre quem hoje vota em Haddad e Alckmin, 18% dizem que podem trocar de voto. Mais uma vez o voto de Bolsonaro parece mais fiel, com 11% falando que a chance de trocar de candidato é muito alta ou alta.

A pesquisa Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é de 95%. Isso quer dizer, segundo o instituto, que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do "atual momento eleitoral". O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-04669/2018.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos