Ibope: Bolsonaro tem 32%; Haddad, 23%; Ciro, 10%; Alckmin, 7%; e Marina, 4%
Do UOL, em São Paulo
Jair Bolsonaro (PSL) manteve a liderança na pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (3), com 32% das intenções de voto para a Presidência da República. Fernando Haddad (PT) continua sendo o segundo colocado, com 23%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na comparação com o Ibope anterior, divulgado na segunda (1º), Bolsonaro foi de 31% para 32%, enquanto Haddad passou de 21% para 23%.
Ciro Gomes (PDT) foi de 11% para 10%. Ele é seguido por Geraldo Alckmin (PSDB), que conseguiu 8% na segunda-feira e agora tem 7%. Marina Silva (Rede) manteve 4%.
Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados, assim como Alckmin e Marina.
Brancos e nulos foram de 12% para 11%. Os entrevistados que não souberam ou não quiseram responder somaram 6%, contra 5% na pesquisa Ibope anterior.
O Ibope também calculou a intenção de votos válidos, ou seja, os votos que são levados em conta pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado das eleições. Para se chegar aos votos válidos, são excluídos da amostra os entrevistados que declararam voto branco ou nulo, além dos indecisos. Um candidato precisa de mais de 50% dos votos válidos para ganhar a eleição para presidente, seja no primeiro turno, seja no segundo.
Neste critério, Bolsonaro tem 38% das intenções de votos válidos, seguido por Haddad (28%), Ciro (12%), Alckmin (8%) e Marina (4%). Amoêdo tem 3%, Meirelles, Alvaro, Daciolo têm 2% cada um, e Boulos tem 1%. Vera, João Goulart e Eymael têm 0%.
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1º e 2 de outubro em 209 municípios em todo o Brasil, com 3.010 entrevistados. A pesquisa foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e a TV Globo, e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08245/2018.
O intervalo de confiança estimado para a pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do atual "momento eleitoral".
Segundo turno
O Ibope também fez quatro simulações de segundo turno, todas com Bolsonaro. Apenas Ciro supera o candidato do PSL, que fica em empate técnico com Haddad e Alckmin. Bolsonaro vence Marina. Veja os números:
Haddad x Bolsonaro
- Haddad: 43%
- Bolsonaro: 41%
- Brancos/nulos: 12%
- Não souberam/não quiseram responder: 3%
Ciro x Bolsonaro
- Ciro: 46%
- Bolsonaro: 39%
- Brancos/nulos: 13%
- Não souberam/não quiseram responder: 3%
Alckmin x Bolsonaro
- Alckmin: 41%
- Bolsonaro: 40%
- Brancos/nulos: 16%
- Não souberam/não quiseram responder: 3%
Bolsonaro x Marina
- Bolsonaro: 43%
- Marina: 39%
- Brancos/nulos: 16%
- Não souberam/não quiseram responder: 2%
Rejeição
O Ibope ainda mediu a rejeição aos candidatos, perguntando aos entrevistados em quem não votariam de jeito nenhum. Bolsonaro e Haddad, líderes na intenção de voto, também são os campeões de rejeição.
Bolsonaro aparece com 42% de rejeição contra 37% de Haddad. A seguir, surgem Marina (23%), Alckmin (17%), Ciro Gomes (16%) e Henrique Meirelles (10%).
Como era possível escolher mais de uma opção, a soma dos percentuais ultrapassa os 100%.