Ibope: Bolsonaro tem 59% dos votos válidos no 2º turno; Haddad tem 41%
Do UOL, em São Paulo
A menos de duas semanas do segundo turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) tem 59% dos votos válidos, contra 41% para Fernando Haddad (PT), aponta pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15). A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Esta é a primeira pesquisa conduzida pelo Ibope no segundo turno. Na semana passada, o Datafolha mostrou Bolsonaro com 58% e Haddad com 42%.
Os votos válidos são aqueles usados pela Justiça Eleitoral para determinar o resultado da eleição. São os votos dados diretamente em um dos candidatos, descontados os brancos e nulos.
No primeiro turno, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos (quase 50 milhões de votos). Haddad ficou com 29,28% (cerca de 30 milhões de votos).
Na intenção de voto total, o Ibope diz que Bolsonaro tem 52% e Haddad, 37%. Brancos e nulos somam 9%. Os entrevistados que não souberam ou não responderam são 2%.
A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 13 e 14 de outubro com 2.506 entrevistados em todo o Brasil. O levantamento foi contratado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e a TV Globo, e registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01112/2018.
O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
-
Em visita ao Bope, Bolsonaro diz que "teremos um dos nossos lá em Brasília"
-
Haddad promete criar 8 milhões de empregos se Congresso aprovar reformas
-
-
Bolsonaro diz que não votou contra deficientes e acusa Haddad de mentir
-
Haddad questiona limite de Bolsonaro e diz: 'campanha pode não acabar bem'
-
Bolsonaro hesita sobre debate e diz que perseguição a Haddad é "mimimi"
-
Haddad quer investigação sobre dinheiro de 'usina' de fake news contra ele