Em carta a Celso de Mello, Bolsonaro diz prestigiar STF após fala de filho

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

  • JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    17.out.2018 - O candidato Jair Bolsonaro

    17.out.2018 - O candidato Jair Bolsonaro

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) enviou uma carta ao ministro Celso de Mello, decano do STF (Supremo Tribunal Federal), manifestando "apreço" pelo magistrado e dizendo prestigiar a Corte depois que o magistrado classificou como "inconsequente e golpista" a declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável, sobre a possibilidade de fechar o Supremo.

O candidato ao Palácio do Planalto disse querer deixar claro, por escrito, que "manifestações mais emocionais, ocorridas nestes últimos tempos, se mostram fruto da angústia e das ameaças sofridas neste processo eleitoral". Minutos depois, em entrevista ao Jornal Nacional, Bolsonaro se desculpou com o Poder Judiciário pela fala do filho.

Leia também:

Na carta, Bolsonaro não citou o vídeo do filho, que está em um vídeo que veio à tona neste domingo (21), mas foi feita em julho deste ano.

Na gravação, Eduardo responde a pergunta sobre uma hipotética possibilidade de ação do Exército em caso de o Supremo impedir que Bolsonaro assuma a Presidência e diz que "bastam um cabo e um soldado para fechar o STF".

Em mensagem postada nas redes sociais ontem à tarde, Eduardo afirmou que o vídeo "não é motivo para alarde".

"Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", afirmou em mensagem nas redes sociais.

Em nota oficial enviada à Folha na manhã desta segunda, Celso de Mello criticou as declarações de Eduardo Bolsonaro e afirmou que "votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição".

"Essa declaração, além de inconsequente e golpista, mostra bem o tipo (irresponsável) de parlamentar cuja atuação no Congresso Nacional, mantida essa inaceitável visão autoritária, só comprometerá a integridade da ordem democrática e o respeito indeclinável que se deve ter pela supremacia da Constituição da República!!!! Votações expressivas do eleitorado não legitimam investidas contra a ordem político-jurídica fundada no texto da Constituição! Sem que se respeitem a Constituição e as leis da República, a liberdade e os direitos básicos do cidadão restarão atingidos em sua essência pela opressão do arbítrio daqueles que insistem em transgredir os signos que consagram, em nosso sistema político, os princípios inerentes ao Estado democrático de Direito", escreveu o ministro do STF.

Bastam 1 soldado e 1 cabo para fechar STF, diz filho de Bolsonaro

Leia a carta de Jair Bolsonaro na íntegra:

"Senhor Ministro,

Tomo a liberdade de encaminhar esta carta à Vossa Excelência, diante do noticiário recente.

É meu dever, como cidadão, manifestar meu apreço por Vossa Execelência, seja pela conduta impecável no exercício de jurisdição, seja pela forma ponderada como sempre se manifesta ao público.

Quero, por escrito, deixar claro que manifestações mais emocionais, ocorridas nestes últimos tempos, se mostram fruto da angústia e das ameaças sofridas neste processo eleitoral.

O Supremo Tribunal Federal é o guardião da Constituição e todos temos de prestigiar a Corte.

Cordialmente,
Jair Messias Bolsonaro."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos