Ibope: Eduardo Leite tem 60% e Sartori 40% na disputa pelo governo do RS

Do UOL, em Brasília

  • Governo do Rio Grande do Sul: Sartori enfrenta Eduardo Leite

    Governo do Rio Grande do Sul: Sartori enfrenta Eduardo Leite

O candidato ao governo do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) lidera o segundo turno eleitoral com 60% das intenções de votos válidos. O atual governador e candidato à reeleição, José Ivo Sartori (MDB), tem 40%, segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo divulgada nesta terça-feira (23).

O cálculo leva em consideração somente os votos válidos. Ou seja, exclui votos em branco e nulos. A contagem é a mesma utilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o resultado da eleição.

Considerados os votos totais, Leite tem 53% das intenções, e Sartori, 36%. Os que declararam voto em branco ou nulo são 8%. Os que não souberam responder são 3%.

Sartori é o candidato mais rejeitado entre os dois: 37% dos entrevistados disseram não votar nele "de jeito nenhum". Os que falaram o mesmo sobre Leite são 14%.

No primeiro turno, Leite teve 35,9% dos votos válidos, equivalente a 2.143.603 votos. Sartori ficou com 31,1% dos votos válidos, equivalente a 1.857.335 votos, informou o TSE.

Na primeira pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Rio Grande do Sul realizada no segundo turno, divulgada na última quarta (17), Leite apareceu na liderança com 59% das intenções de votos válidos enquanto Sartori contabilizou 41%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.204 pessoas entre 17 e 23 de outubro no Rio Grande do Sul. Ela está registrada no TSE sob o número RS-07227/2018 e tem nível de confiança de 95%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos