Ibope: tecnicamente empatados, Doria tem 53% e França, 47% em SP

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta que João Doria (PSDB) tem 53% dos votos válidos no segundo turno da corrida eleitoral para o governo de São Paulo. Márcio França (PSB) aparece com 47%. Os dois estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Este é o segundo levantamento do instituto realizado após a confirmação do segundo turno. Em comparação à pesquisa anterior, divulgada na última quarta (17), Doria oscilou um ponto para cima (de 52% para 53%) e França oscilou um ponto para baixo (de 48% para 47%).

Considerando os votos totais, quando são contabilizados brancos e nulos, Doria aparece com 46% e França com 41%. Brancos e nulos somam 11%. Outros 3% dizem não saber em quem vão votar neste segundo turno.

No primeiro turno da eleição, realizado no dia 7 de outubro, Doria teve 31,7% dos votos válidos, contra 21,5% de França.

Rejeição

O Ibope ainda mediu o potencial de voto e a rejeição dos candidatos. Enquanto 34% dos eleitores entrevistados dizem que não votariam em Doria de jeito nenhum, 27% afirmam o mesmo sobre França.

Ao mesmo tempo, 29% dos entrevistados dizem que votariam em Doria com certeza, enquanto 26% dizem o mesmo para França.

O levantamento foi realizado questionando os entrevistados através da seguinte frase: "Para cada um dos candidatos a Governador de São Paulo que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) me dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele".

Veja os números:

João Doria

  • Com certeza votaria nele para governador - 29%
  • Poderia votar nele para governador - 18%
  • Não votaria nele de jeito nenhum - 34%
  • Não o conhece o suficiente para opinar - 16%
  • Não sabem ou preferem não opinar - 2%

Márcio França

  • Com certeza votaria nele para governador - 26%
  • Poderia votar nele para governador - 20%
  • Não votaria nele de jeito nenhum - 27%
  • Não o conhece o suficiente para opinar - 26%
  • Não sabem ou preferem não opinar - 1%

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 20 e 23 de outubro com 1.512 entrevistados em 78 municípios. O levantamento, que foi contratado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo, está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-00150/2018.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Segundo o Ibope, isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos