Violência em São Paulo

Jovem diz ter sido espancado por eleitores de Bolsonaro: "Comunista merece"

Luiz Alberto Gomes

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    Terminal Bandeira, em SP, local onde estudante diz que foi agredido por quatro homens

    Terminal Bandeira, em SP, local onde estudante diz que foi agredido por quatro homens

Um estudante universitário afirma ter sofrido agressões físicas e verbais na última sexta-feira (19) por apoiadores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Luís Guilherme Tozelli, 22, conta que caminhava sozinho no centro de São Paulo quando percebeu que era perseguido por quatro homens por usar no peito um adesivo de apoio a Fernando Haddad (PT).

O estudante de administração pública da FGV (Fundação Getulio Vargas) voltava de uma tradicional festa universitária no centro da capital e caminhava até a estação Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha do metrô. Ao cruzar uma praça, começou a ouvir provocações como "Olha o comunista, vamos bater nele."

Tozelli conta que tentou correr para o metrô, mas foi pego pelo grupo após cerca de 300 metros e levado para um local pouco iluminado embaixo de um dos acessos do terminal.

Ele diz que foi atacado por série de socos na barriga e tapas no rosto por cerca de três minutos. Depois disso, relata ele, um dos homens pegou um espeto de metal de um ambulante que vendia churrasquinho. "A gente vai marcar sua cara agora, porque é isso que comunista merece. Quando o Bolsonaro for eleito, é isso que vamos fazer", teria dito o agressor. 

Após ter braço queimado pelo espeto quente e conseguir se desvencilhar do grupo, Tozelli correu. Ao chegar na estação, percebeu que tinha tido seu celular roubado. 

A única coisa que pensava é 'vou morrer agora, vão me matar'. Eles estavam com muito ódio. Quando vi que iam me marcar, foi um desespero mortal"

Luís Guilherme Tozelli, estudante da FGV

O estudante contou que passou o fim de semana em casa e com receio de registrar o caso na polícia. Após o apoio da família, de amigos e do grupo Frente Democrática (que tem caráter suprapartidário e reúne professores, intelectuais e outros grupos que defendem a eleição de Haddad), o estudante fez um boletim de ocorrência na segunda-feira (22) no 1º DP (Distrito Policial), na Sé, onde o caso será investigado.

O universitário também passou pela ouvidoria da polícia e fez exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal). Segundo ele, o exame não conseguiu registrar as lesões na região do abdômen, mas queimadura no braço, sim. Quatros dias após as agressões, ele ainda sentia dores no corpo. O estudante diz que os quatro homens pareciam ser universitários e teriam cerca de 25 anos.

O UOL confirmou que ocorrência foi registrada no 1° DP. O delegado deve pedir para que investigadores verifiquem se é possível encontrar imagens de alguma câmera de segurança do local e chamar a vítima para identificar os possíveis agressores.

Mulher diz ter sido coagida pela PM em show

Em outro caso suspeito de violência ligada ao acirramento do clima político, a jornalista M.V. -- que preferiu não se identificar-- diz que foi coagida por seguranças do estádio Allianz Parque, em São Paulo, e por policiais militares após tentar entrar com um adesivo de apoio a Fernando Haddad no show da cantora Shakira, no último domingo (21).

Segundo ela, que usava um adesivo de cerca de cinco centímetros escrito "Eu voto em Haddad, me pergunte por quê", o problema começou logo na entrada do estádio. A jornalista de 35 anos diz que um segurança a parou e pediu que ela tirasse o adesivo da sua blusa. Após uma discussão, ela conta que foi liberada para entrar, mas ouviu que  teria que se responsabilizar por sua integridade física no local.

Reprodução
A jornalista M.V. disse que filmou a ação da PM, mas foi obrigada a apagar o vídeo para ser liberada
Na sequência, segundo ela, foi parada por oficiais da PM (Polícia Militar). Ela diz que foi cercada por dez policiais e duas mulheres a enquadraram alegando que não poderia entrar com o adesivo.

Em meio a um bate-boca, um dos PMs gritou com ela. Para não perder o show, ela decidiu jogar fora o adesivo e passou. Amigas gravaram a discussão com um celular.

Em seguida, V. relata que três mulheres PMs vieram pelas suas costas, a empurram contra um alambrado segurando pela jaqueta e disseram que ela devia fazer um boletim de ocorrência já que tinha se sentido ameaçada. Uma das policiais ameaçou mantê-la sob custódia durante o evento.

O problema só foi resolvido quando um superior, mais calmo, chegou e permitiu sua passagem. Ele, porém, obrigou que as amigas apagassem os vídeos feitos em seus celulares, segundo ela. Parte das imagens, entretanto, já estava nas redes sociais.

Com medo de represálias, ela optou por apagar os vídeos das redes sociais e não registrou boletim de ocorrência. A jornalista disse ainda que não pretende expor as PMs envolvidas no caso por saber que o "problema não era pessoal", mas se sentiu "agredida pelo Estado."

"A Rosa Weber [presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitora)] disse que nossas instituições estavam funcionando de maneira democrática e não havia nenhuma preocupação com a nossa democracia. Duas horas depois eu fui impedida de exercer meus direitos básicos e constitucionais de liberdade expressão e manifestação política"

M.V., que disse ter sido coagida por PMs

Procurada pela reportagem do UOL por e-mail na tarde da última segunda (22), a assessoria do Allianz Parque não se pronunciou. A assessoria da PM disse que "os fatos narrados, caso tenham efetivamente ocorrido da maneira descrita, apresentam irregularidades na conduta dos policiais" e que "é importante o registro da denúncia na Corregedoria da PM".

Casos de violência durante a eleição

Os casos de violência com motivações políticas têm chamado nas últimas semanas. O crime de maior repercussão foi a morte do mestre de capoeira Moa do Katendê, assassinado em Salvador após uma discussão com um apoiador do militar da reserva.

Questionado por atos de violências praticados por seus eleitores, Bolsonaro já disse, em algumas ocasiões, lamentar a violência no país e afirmou que não pode controlar seus apoiadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos