Topo

Senado oficializa afastamento de diretores denunciados pelo Ministério Público

Da Agência Brasil<br>Em Brasília

14/10/2008 19h05

A Mesa Diretora do Senado decidiu hoje (14) afastar os diretores da Secretaria de Compras e Contratações, Dimitrios Hadjinicolaou, e da Secretaria de Fiscalização e Controle, Aloysio Brito Vieira. Os dois foram denunciados pelo Ministério Público à Justiça Federal por prática de crimes de corrupção passiva, formação de quadrilha e fraude em licitações. Segundo o presidente Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), os atos de exoneração serão publicados amanhã no Diário Oficial do Senado.

Em 2006, a Polícia Federal investigou contratos do Senado com empresas terceirizadas contratadas para prestação de serviços. Essas investigações desencadearam a Operação Mão de Obra, que efetuou a prisão de empresários e funcionários por fraudes nas licitações.

Com base na operação da PF e nas investigações realizadas posteriormente, o Ministério Público sustenta que os diretores teriam recebido dinheiro para favorecer as empresas Conservo e Ipanema em licitações feitas em 2006.

Garibaldi Alves ressaltou que Hadjinicolaou e Vieira, ambos servidores de carreira, ficarão afastados dos cargos até o julgamento do processo pela Justiça Federal. Sobre a decisão da Mesa Diretora, acrescentou que o objetivo é evitar "a presença de empresas sob suspeição na nova licitação".

Na semana passada, o presidente do Senado recebeu o edital para a licitação de serviços de limpeza, transportes e segurança realizados pela Conservo e Ipanema.